Eficiência e Eficácia – Termos ou Conceitos?
Eficiência e Eficácia são mais que termos, são conceitos dentro da administração de empresas.
É comum usarmos alguns termos que soam como sinônimos sem exatamente nos atentarmos aos seus conceitos. Entretanto, mesmo que pareçam sinônimos existem algumas diferenças que caracterizam o uso correto dessas palavras.
Duas palavras que descrevem muito bem a situação acima são os termos eficiência e eficácia.
Termos da rotina administrativa
Esses dois termos são muito usados na administração e, por conseguinte geram confusão. Apesar da inter-relação, é importante saber as definições de cada um para não errar na hora de usá-los.
Eficiência
Segundo o dicionário Michaelis, eficiência é um termo que se refere à competência, capacidade de realizar um trabalho bem feito, de maneira adequada.
Eficácia
Já o termo eficácia, o dicionário descreve como atributo ou qualidade do que produz resultado pretendido, infalível, seguro.
Resumidamente, eficiência se refere à execução de uma respectiva tarefa da melhor maneira possível, sem erros e desperdícios.
A eficácia é a capacidade de alcançar um determinado resultado com o máximo de segurança.
Eficiência é o caminho?
A eficiência se preocupa mais em garantir que os processos e procedimentos sejam desenvolvidos e respeitados, mesmo que o resultado esperado não seja alcançado em sua totalidade.
Eficácia é a chegada?
A eficácia se preocupa com o alcance do resultado esperado mesmo que os processos e procedimentos tenham que ser repensados, não sejam seguidos à risca.
Entender a diferença entre essas palavras é importante tanto para os gestores quanto para os funcionários. Pois, uma vez alinhada a prioridade, torna-se possível a combinação dessas duas qualidades.
Equilíbrio é o importante
Há certas atividades em que uma ou outra é mais necessária e atividades em que ambas precisam estar em equilíbrio. Portanto, o gestor deve sempre orientar sua equipe para que juntos, definam se em determinadas tarefas.
O que é mais importante na sua rotina?
Sendo assim, para cada tarefa deve-se pensar o que é mais importante: eficácia ou eficiência? Ou ainda, o que é mais importante de forma holística para elaborar seu planejamento.
É mais importante o resultado do que a maneira de fazer? Ou seja, eficácia. Ou se a maneira como a atividade deve ser tratada é mais relevante do que o resultado, ou seja, eficiência.