Os efeitos da prática de yoga na saúde mental são inúmeros e podem impactar diversas esferas de nossas vidas. A prática, que pode ser treinada aos poucos até que se adquira conhecimentos profundos sobre ela, oferece autoestima, autoconfiança, bem-estar e até melhora na qualidade do sono.
Neste texto, descrevemos essas e outras vantagens que podem ser experimentadas com a prática recorrente de yoga. Confira!
Descubra os efeitos da prática de yoga na saúde mental
Para experimentar os efeitos da prática de yoga na saúde mental, é necessário dedicação e paciência. Até porque, treinar as posturas apenas uma vez e crer que isso trará efeitos milagrosos pode não funcionar adequadamente.
Sendo assim, é interessante procurar ajuda de um profissional da prática de yoga e persistir no desenvolvimento das habilidades necessárias para esses treinos. Assim, torna-se viável a construção de efeitos interessantes na saúde mental. Vejamos alguns deles:
1. Promove sensações de bem-estar que reduzem a ansiedade
As sensações de bem-estar podem ajudar a reduzir aqueles níveis de ansiedade que enfrentamos, eventualmente, em nossas rotinas corridas. A prática de yoga considera não só os movimentos do corpo, como também a respiração, o que contribui para que nos sintamos mais “leves” e felizes.
Além disso, a postura corporal também impacta na forma como a oxigenação chega no cérebro e em diversas funcionalidades cerebrais responsáveis pela liberação de substâncias que causam prazer e bem-estar.
2. Pode melhorar a qualidade do sono
A qualidade do sono também pode ser melhorada com a prática recorrente de yoga. Como ela relaxa o corpo e causa sensações de bem-estar – reduzindo a ansiedade -, torna-se possível uma indução ao sono que seja mais facilitada e qualificada.
3. Consciência corporal e autoconfiança que podem aumentar a autoestima
Conhecer bem o nosso corpo, dominá-lo e aprender movimentos que exigem dedicação pode nos ajudar a elevar o nosso sentimento de autoconfiança. Esse sentimento, por sua vez, pode impactar na nossa autoestima e na maneira como enxergamos a nós mesmos.
Por isso, um dos efeitos da prática de yoga na saúde mental é justamente fazer com que nos sintamos mais “de bem” com quem somos.
4. Conexão maior consigo mesmo
Apesar de alguns movimentos de yoga parecerem relativamente simples, a verdade é que eles podem ser um pouco difíceis de executar. Isso significa que é necessária uma conexão profunda conosco, prestando atenção no corpo, na respiração e em cada movimento.
Essa conexão nos ajuda a focar mais no aqui e agora, dando atenção para nós mesmos, no presente. E ter esse tempo para “nós mesmos” pode fazer a diferença em nossas vidas.
5. Aumento da qualidade de vida
Por fim, um dos efeitos da prática de yoga na saúde mental é que ela pode promover um aumento na qualidade de vida de maneira geral. Como podemos desfrutar de muitos benefícios, além da “pausa” que é feita para os treinos de yoga, temos a chance de nos sentirmos mais leves, menos sobrecarregados e mais felizes.
Sem dúvidas, um combo que vale a pena experimentar!
Veja agora: Como o sono insuficiente pode estar prejudicando a sua saúde