Educador Nota 10: projeto sobre África é destaque - Notícias Concursos

Educador Nota 10: projeto sobre África é destaque

Trabalho fica entre os dez melhores do Prêmio Educador Nota 10 e vira tema de mestrado no âmbito do Proeb

Um projeto de aulas para o ensino fundamental ‘Viajando pela cultura africana’, deu à Suzi Dorneles Rocha, professora de Educação Física, a oportunidade de ficar entre os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10. Nele, temas como identidades africanas e afro-brasileira são estudados a partir de jogos e brincadeiras de países como Moçambique, Nigéria e Senegal.

A iniciativa se desenvolveu no âmbito do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica, o Proeb, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Além da dissertação ‘Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na educação física’, o trabalho resultou em um e-book com planejamento pedagógico sobre a identidade africana e afro-brasileira e em um pequeno documentário, de 23 minutos, que tem a participação de alunos, mães e pais envolvidos na iniciativa. Suzi Rocha foi mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru, mesma cidade da Escola Estadual José Ranieri, onde lecionou.

Segundo a professora, a principal motivação para o trabalho foi a vontade de diversificar o conteúdo pedagógico sobre países africanos. “Sempre me interessei por essas culturas, desde a formação inicial. Não tive muitas experiências em sala de aula para além do tema da escravidão. E vai muito além disso”, observou, destacando que um dos aspectos mais relevantes “foi o envolvimento de toda a comunidade escolar, que participou ativamente e reconheceu a riqueza do processo”.

O sucesso fica evidente no vídeo do projeto, disponível no canal da professora, no Youtube. As crianças demonstram o conhecimento adquirido nas aulas e relatam ter ensinado as brincadeiras africanas para amigos e vizinhos, ao passo em que os pais contam como isso os aproximou do ambiente escolar. Esta semana, o reconhecimento cresceu: dos 3.761 inscritos na premiação das Fundações Victor Civita e Roberto Marinho, o trabalho se classificou entre os dez melhores.

Proeb

O Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (Proeb) pretende dar formação continuada stricto sensu a professores em exercício, em parceria com as instituições de ensino superior e os sistemas de educação estadual e municipal. A CAPES concede bolsas aos estudantes e fomento aos cursos nas modalidades semipresencial pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). *Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?