Vulcão: Como funcionam essas estruturas geológicas

O tema pode cair em provas de vestibular e no Enem. Saiba mais!

O vulcão é uma estrutura geológica e representa uma espécie de montanha. Com formato de cone, possui uma abertura na crosta terrestre. 

A saber, o vulcanismo ocorre através do processo de encontro de placas tectônicas, encontrado sobretudo em regiões litorâneas. 

A saber, o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico” engloba 80% dos vulcões do planeta, os outros 20% concentram-se no chamado “Círculo de Fogo do Atlântico”. 

Desse modo, trata-se de um tema cotado para vestibulares, assim como para o ENEM e por isso, vale muito a pena ficar ligado nesse assunto, veja!

Erupção vulcânica

Em síntese, os vulcões surgem através das falhas tectônicas da crosta terrestre, na medida em que o magma que são rochas derretidas presentes no interior do planeta, é evacuado com extrema pressão, além da liberação de gases, vapor d’água, poeira, cinzas e lavas ao longo da atmosfera. 

Em decorrência disso, o magma quando entra em contato com a atmosfera, esfria-se e forma as chamadas rochas magmáticas (ígneas). 

Vale dizer, que a temperatura da lava pode chegar a 2° mil graus celsius. Além disso, às atividades vulcânicas causam destruições em massa, além de gerar mudanças climáticas. 

Vulcões no Brasil

O Brasil está localizado bem no meio de uma gigantesca placa tectônica conhecida como Placa Sul-Americana. Não possui nenhum vulcão ativo, porém possui o vulcão mais antigo do mundo, estima-se que ela tenha 1,9 bilhões de anos e está localizado na Amazônia. 

A saber, devido a algumas atividades vulcânicas na Era Cenozóica surgem as ilhas de Fernando de Noronha em Pernambuco e Trindade no Rio de Janeiro. 

Vulcões no mundo

Segundo especialistas existem cerca de 500 vulcões ativos no mundo.

Além de muitos outros que não apresentam erupções por um longo período de tempo que são denominados vulcões extintos. Dessa forma, veja alguns dos principais vulcões do mundo!

Tamu Massif 

Esse imenso vulcão tem 310 mil km² e 650 km² de largura. Trata-se de um vulcão submarino, encontrado em 2013 por cientistas no Oceano Pacífico a 1,6 mil km a leste do Japão.

Segundo os pesquisadores, eles acreditam que o vulcão está inativo por um longo período de tempo. 

Ojos del Salgado

Esse gigante de 6.893 metros de altitude é considerado um vulcão inativo. Ele fica localizado na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Chile e Argentina. 

Segundo especialista, estima-se que sua última erupção ocorreu há 1.500 anos. 

Monte Fuji

Este vulcão possui cerca de 3776 metros de altura, e é considerado um vulcão ativo, com poucas chances de erupção Sua última erupção ocorreu em 1707.

A saber, para os japoneses a montanha é considerado um lugar sagrado, pois eles acreditam que ela possui alma. 

Mauna Loa e Kilauea

Localizado no Havaí, o Mauna Loa possui cerca de 4.169 metros de altitude e 90 km de largura. É considerado um vulcão ativo e sua última erupção ocorreu no ano de 1984. 

Outro vulcão presente no país é o Kilauea, considerado por especialistas como um dos vulcões mais ativos do mundo, sua última erupção ocorreu em 2011. 

Outros importantes vulcões ativos do mundo que podemos citar são:

  • Tungurahua – Equador – Sua última erupção ocorreu em 2016.
  • Sakurajima – Japão – A última erupção ocorreu em 2016 
  • Etna – Itália – Trata-se do vulcão mais ativo do continente europeu, a última erupção ocorreu em 2017. 
  • Anak Krakatoa – Indonésia – Trata-se de um gigante que aumenta cinco metros por ano, está sempre em erupção, porém nunca houve nada catastrófico. 
  • Popocatépetl – México – Algumas atividades desenvolvidas no vulcão são escalada, esqui, entre outros esportes. Porém, sua última erupção foi em 2017. 
  • Whakaari – Nova Zelândia – A erupção desse vulcão matou  dezenas de pessoas em dezembro de 2019. 

E então, você já conhecida tudo isso sobre os vulcões? Lembre-se que esse tema precisa entrar em seu cronograma de estudos para o Enem ou vestibular.

Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os tipos de solo no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.