UFSCar: estudantes esperam definição sobre retomada das aulas

Os alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão há quatro meses sem aulas devido à pandemia do novo coronavírus. A indefinição atrapalha a rotina diária a rotina dos estudantes, principalmente os que moram em outras cidades e estados, que não sabem se ficam em São Carlos (SP) ou retornam para casa.

Segundo matéria do G1, o estudante de engenharia da computação Iuri Bonna aproveita o tempo em casa para aprender. Ele passa pelo menos seis horas por dia em frente ao computador com cursos online. Ele também comprou um livro para estudar espanhol por conta própria.

“A gente só teve dois dias de aulas, quando o calendário foi suspenso. Com esse tempo que sobra, tenho focado em aprender outras coisas”, disse.

Natural de Belém (PA), o estudante Iuri Cati voltou em abril para São Carlos com a expectativa que as aulas fossem retomadas, mas isso não aconteceu, nem pela internet. Ele está ansioso por uma decisão porque precisa se organizar e saber o que vai fazer nos próximos meses.

“A gente recebeu uma proposta de calendário que ainda não foi 100% aprovada, mas que diz que as aulas devem voltar em um formato de ensino remoto emergencial que começaria no final de agosto e duraria até o meio de janeiro”, disse.

Já o estudante de engenharia da computação André Nunes Fortes Sousa Vieira nem para casa voltou. Ele é de Teresina (PI) e como está no último ano de engenharia da computação e estava em processo de seleção de estágio, preferiu ficar em São Carlos e também esperou para ver como ficariam as aulas. O tempo foi passando e a preocupação só aumentava.

“Foi bem difícil porque tivemos que fazer contenção de gastos porque eu era bolsista, mas acabei perdendo a bolsa para tentar o estágio e logo em seguida começou a pandemia”, contou.

 O estudante conseguiu o estágio e está trabalhando desde o começo do mês. Em relação às aulas, ele ainda aguarda um posicionamento.

“Estão sendo discutidas algumas possibilidades, só que estão tentando avaliar se tem condição para que pelo menos uma boa parte dos alunos tenha acesso ao ensino remoto”, disse.

A indecisão tem tirado o sono do estudante do curso de estatística Murilo Novaes Reis que divide a república onde mora com outros universitários.

“A gente pensou até em entregar a casa, mas tem questões contratuais, tem a dificuldade de não ter uma moradia caso as aulas voltem repentinamente e a gente fica nesse impasse”, disse.

 

Proposta para retomada

A UFSCar informou que existe uma proposta para a retomada das atividades regulares dos cursos de graduação. As atividades não serão presenciais e devem começar no dia 31 de agosto para os cursos semestrais. A data para cursos anuais ainda será definida.

A proposta deve passar pelos conselhos superiores da UFSCar até o final deste mês. Se aprovada, o mês de agosto será dedicado ao planejamento dos cursos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.