SP: Aulas retornam dia 3 de novembro para o ensino médio na capital

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a volta às aulas para o ensino médio no dia 3 de novembro. Contudo, os ensinos fundamental e infantil ainda estão sob avaliação da prefeitura

O retorno acontecerá nas redes municipal, estadual e privada na capital paulista. Entretanto, o retorno às aulas se dará como voluntária para os pais e alunos. 

Além disso, foram divulgados os resultados do censo sorológico efetuado com alunos e professores da rede municipal de educação.

O resultado demonstrou que 13,2% dos estudantes, docentes e demais profissionais da educação já foram contaminados pelo vírus da Covid-19.

Ainda de acordo com o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, os resultados demonstram uma taxa de 70% assintomáticos entre os alunos.

Já entre os professores, a taxa de contaminação é de 7%, além disso, 25% dos estudantes moram com idosos. Dessa maneira, a prefeitura, baseada nesses dados, recomendou que as atividades extracurriculares aconteçam somente para crianças até 14 anos.

A Secretaria Municipal de Educação também colocou que o retorno dos alunos às aulas respeitará o limite de ocupação do Plano São Paulo. Isto é, o limite é de 35% dos alunos.

Contudo, se o estado permanecer com mais de 60% na fase verde de flexibilização, possivelmente até 23 de outubro, as escolas passam a ter autorização para receber até 70% dos estudantes para as aulas presenciais.

Avaliação diagnóstica

Através da autorização da prefeitura, as aulas presenciais no ensino médio devem respeitar os protocolos de segurança. Além disso, espera-se o cumprimento do devido distanciamento do social entre alunos e professores, assim como o limite de pessoas dentro da sala de aula. 

De acordo com o prefeito, as escolas deverão realizar uma avaliação diagnóstica para ter conhecimento do conteúdo absorvido durante esse período. Com isso conseguirão traçar estratégias de reforço pedagógico. 

Bruno Covas informou que somente os professores já infectados pelo coronavírus voltarão às salas de aula, uma vez que podem se enquadrar como “imunizados”. A escolha dos professores que retornarão às atividades acontecerá após os resultados do censo sorológico. 

Covas fala sobre reavaliação em novembro

Por fim, a prefeitura também anunciou que em 19 de novembro realizará uma nova avaliação sobre a possibilidade de retorno de alunos e professores. 

Ou seja, acontece quatro dias depois da realização do primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro. 

O Prefeito Bruno Covas afirmou que logo após a segunda fase do censo sorológico, e com o decorrer da pandemia no município, uma nova coletiva ocorrerá para anunciar novas medidas na área da educação, que deverão acontecer a partir de 1 de dezembro.

Leia também – Covas universaliza cartão merenda para alunos da rede municipal de ensino

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.