Saiba como diferenciar substantivos e adjetivos: análise gramatical

Entre os assuntos de Língua Portuguesa mais recorrentes em provas de concursos e vestibulares estão as classes de palavras. Neste artigo abordaremos a diferença entre duas delas: adjetivos e substantivos.

As palavras podem ser agrupadas em conjuntos específicos de acordo com suas propriedades sintáticas. Desse modo, temos dez classes de palavras, também chamadas de classes gramaticais. São elas verbo, substantivo, adjetivo, advérbio, pronomes, artigo, numeral, conjunção, preposição e interjeição.

Apesar dessas classificações, as classes de palavra formam um continuum, de modo a se confundirem em alguns momentos, como ocorre comumente entre substantivos e adjetivos (duas classes de palavra abertas).

Substantivos

O substantivo é a classe gramatical das palavras que dão nome a seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, entre outros. Tais palavras são variáveis, desde modo, apresentam flexão de gênero e número, além de variação de grau.

Desse modo, temos: menino, menina, amor, pão, pães, flor etc.

Adjetivos

Já os adjetivos são responsáveis por qualificar, caracterizar ou classificar um ser ou coisa. Geralmente o adjetivo acompanha um substantivo, modificando-o. Desse modo, sua forma se modifica em gênero, número e grau de acordo com o substantivo.

Exemplos: menina bonita, livros caros.

Como diferenciar substantivos e adjetivos

Justamente por possuírem formas parecidas e o mesmo tipo de flexão (gênero, número), essas classes podem causar confusão.

Contudo, para diferenciá-las só é preciso ler a oração ou frase cuidadosamente, verificando qual dos termos está sendo modificado, pois esse será o substantivo, já o termo modificador será o adjetivo, como na frase abaixo:

A lua cheia está esplêndida.

A habilidosa Maria não pode fazer nada para ajudar. 

Nas frases, cheia e habilidosa são os adjetivos pois caracterizam e qualificam, respectivamente, lua e Maria.

A análise gramatical é um tema sempre presente nas provas de Língua Portuguesa do Enem, de vestibulares e, sobretudo, de concursos. Logo, o estudo desde os tópicos mais elementares prepara o participante a conseguir melhores resultados.

Dica: As classes de palavra não são exclusividade do português, mas sim características das línguas naturais. Desse modo, o estudo das classes também é válido para provas de língua estrangeira.

Gostou deste artigo? Veja mais sobre gramática aqui.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.