PROUNI: Saiba mais sobre o Programa Universidade para Todos

O Prouni é um processo seletivo muito disputado, pois é um dos programas que mais oferece vagas em universidade no país. Desse modo, a seleção atrai todos os semestres milhares de estudantes interessados em cursar uma universidade privada, porém, sem renda suficiente para isso.

O governo federal seleciona e disponibiliza bolsas em faculdades parceiras. Isso possibilita que muitos estudantes possam ingressar numa instituição de ensino superior sem largar nada.

Todos os anos surgem muitas dúvidas sobre o programa e o funcionamento do processo seletivo. Por isso, responderemos abaixo algumas das principais questões para te ajudar a entender melhor.

Quais são os tipos de bolsas ofertadas?

Basicamente são dois tipos, as parciais e as integrais. As integrais são para o público que tem baixa renda familiar ou se encontra em vulnerabilidade social. Nesse caso, o governo arca com toda a mensalidade do curso até a conclusão. O aluno precisa apenas se comprometer em frequentar e ter um bom desempenho nas aulas. Cerca de 70% das bolsas do Prouni fazem parte dessa modalidade.

As bolsas parciais, por sua vez, são para candidatos que possuam renda familiar bruta entre 2 e 3 salários mínimos. O aluno é responsável por pagar metade da mensalidade e o governo federal é responsável pela outra parte.

Quando abrem as inscrições?

As inscrições podem ser feitas duas vezes por ano, geralmente, no início de cada semestre. O Ministério da Educação (MEC),  disponibiliza o cronograma em edital. Basta o estudante acessar o site e fazer o cadastro com seus dados pessoais.

Quanto custa a inscrição?

Assim como os demais programas federais, as inscrições no Prouni são gratuitas. Desse modo, qualquer tipo de pagamento só é necessário em caso de seleção parcial de bolsa.

Como funciona o processo seletivo?

A seleção é feita a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, o programa estabelece uma nota mínima. Assim, o estudante precisa obter uma nota maior ou igual a 450. Além da nota, é preciso atender alguns outros critérios do MEC, como, por exemplo, comprovar a renda familiar e não possuir outro diploma de nível superior.

Por fim, outra condição para ser selecionado é ter cursado todo ensino médio em escola pública ou em escola privada através de bolsa integral. Os PcDs e professores da rede pública também podem concorrer (nesse caso, para uma bolsa em cursos de licenciatura).

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir mais sobre educação no Brasil.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.