Pandemia: provas do Pisa são adiadas em todos os países da OCDE

As provas do Pisa avaliam o domínio dos alunos na faixa etária dos 15 anos nas áreas da leitura, matemática e ciências

A aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, sigla em inglês) das edições 2021 e 2024 foram adiadas em todos os países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A decisão foi publicada em nota no site internacional do Pisa e foi tomada em razão da pandemia do coronavírus.

Segundo a nota, a edição de 2021 será realizada em 2022 e a de 2024 em 2025. Normalmente, os testes do Programa são aplicados a cada três anos.

“Os países membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do Pisa 2021 para 2022 e a avaliação do Pisa 2024 para 2025, como reflexo das dificuldades no pós-Covid-19”, informou a nota em inglês (em tradução literal).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova no Brasil, também divulgou nota sobre o adiamento, na terça-feira (14), de acordo com matéria do G1.

“O Pisa 2022 se concentrará em matemática, com um teste adicional de Letramento Financeiro, realizado desde 2015, e um teste inédito de Pensamento Criativo. Os preparativos para a avaliação estão em andamento em todos os países participantes. Já o Pisa 2025 se concentrará em ciências e irá incluir uma nova avaliação de língua estrangeira”, informou a nota de Inep.

O Pisa

As provas do Pisa avaliam o domínio dos alunos na faixa etária dos 15 anos nas áreas da leitura, matemática e ciências. A avaliação é aplicada em todos os países-membros da OCDE e é o mais importante ranking mundial em educação.

O Brasil teve um dos 10 piores desempenhos do mundo em matemática no Pisa 2018, além de ficar estagnado no ranking de leitura e cair de posição no de ciência.

Apesar de não ser membro da OCDE, o Brasil pode participar de Comitês da Organização e de inúmeras atividades, como o Pisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.