Prouni 2021: MEC divulga selecionados na primeira chamada

Nesta terça-feira (19) o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos candidatos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021.

Desse modo, os classificados vão poder comprovar suas informações pessoais e acadêmicas inseridas na inscrição até o próximo dia 27 de janeiro.

A saber, o resultado da segunda chamada acontecerá precisamente dia 1º de fevereiro. A lista referente à primeira seleção já pode ser conferida no site oficial do Prouni.

Em 2021, o programa vai disponibilizar bolsas para 13.117 cursos de graduação em 1.031 instituições de ensino particulares. Valem para faculdades de  todos os estados brasileiros, assim como no Distrito Federal.

Uma novidade para este ano se dá no âmbito dos cursos EAD, os quais contabilizam exatas 52.839 bolsas. Com isso, há a oferta de mais de 162 mil bolsas na atual edição do programa.

Critérios para conquistar bolsa do Prouni

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais àqueles que desejam cursar uma graduação.

Para ter acesso à bolsa integral, ou seja, 100% de gratuidade no curso inteiro, o estudante precisa se inscrever e apresentar uma nota do Enem de no mínimo 450 pontos. Também não pode ter zerado na redação.

Além disso, para obter esse tipo de bolsa deve-se comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa.

Já para a conquistar a bolsa parcial, isto é, 50% de gratuidade no curso, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.300).

É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e, nesse caso não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Nota do Enem de 2019

Neste ano, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019, uma vez que as provas do Enem 2020 foram adiadas em razão da pandemia da covid-19 e apenas o primeiro dia de provas foi realizado.

Os candidatos não convocados nas duas primeiras chamadas devem manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

E então, gostou de saber mais sobre o Prouni?

Leia também – PROUNI: Saiba mais sobre o Programa Universidade para Todos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.