Investimento em universidades dá retorno à sociedade, mostra pesquisa

Um estudo divulgado ontem, dia 17 de setembro, mostra que o investimento no ensino de qualidade em universidades públicas dá frutos à sociedade.

O estudo é de pesquisadores da USP, da Unicamp e da Unesp e considera dados de 2018. De acordo com a pesquisa, os profissionais que são alunos egressos dessas três instituições apresentaram maior produtividade do que demais profissionais em 2018.

Assim, o artigo cujo título é “As três grandes universidades públicas paulistas valem o que custam?”, traz dados que comprovam o retorno dos investimentos. 

Desse modo, o estudo evidencia que as verbas aplicadas na formação de alunos de graduação das três instituições retornam na forma de produtividade profissional, com valor 14,5% maior.

Na economia, a produtividade pode ser medida de acordo com a remuneração. Assim, para os resultados do artigo, os pesquisadores Carlos Azzoni, Moisés Vassallo e Eduardo Haddad levaram em consideração os salários dos profissionais em comparativo.

Nesse sentido, o estudo mostra que os alunos da USP, Unicamp e Unesp tiveram produtividade 62% maior do que aqueles que obtiveram o diploma em outras instituições. 

Além disso, o estudo mostrou que, ao todo os orçamentos das três instituições foi de R$ 10,98 bilhões em 2018. Já a produtividade dos seus egressos equivale a R$ 12,57 bilhões.

Assim, Carlos Azzoni, coordenador do estudo, ressalta a relevância dos resultados para mostrar à sociedade a importância do país investir em universidades. De acordo com Azzoni, “O produto [da educação] não é visível para quem tem um olhar míope”. 

Nesse sentido, o pesquisador afirmou “[…] o que estamos mostrando [no estudo] é que, do ponto de vista de aumentar a capacidade produtiva do país, a educação tem um papel relevante, além dos outros papéis”.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação.
Leia também Enem 2020: Inep abriu o período de inscrição para a RNC.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.