Inep afirma que cidade que desmarcar o exame “vai ficar fora do Enem de 2020”

Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou nesta quarta-feira (13) que o órgão não trabalha com a hipótese de adiar o exame. No entanto, pode haver o cancelamento da prova em algumas cidades, se não for possível aplicá-la.

Nesse sentido, Lopes explicou em entrevista à CNN Brasil:

“Não trabalhamos com a hipótese de adiamento, o que pode haver é um cancelamento em algumas cidades. Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar fora do Enem de 2020”.

A aplicação das provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Já o Enem PPL 2020 está previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. No entanto, há uma mobilização para que o MEC e o Inep adiem o exame devido à alta no número de casos da covid-19 no país.

Inep está negociando com a prefeitura de Manaus

A prefeitura de Manaus não liberou o uso das escolas da rede municipal para a aplicação do exame justamente por conta da pandemia. Questionado quanto a isso, Lopes afirmou que está conversando com as autoridades locais. “Estamos conversando com a prefeitura e o governo, então não há uma definição específica em relação à cidade de Manaus, ainda existe um processo de discussão e a gente vai acompanhando isso até o dia da aplicação e vamos comunicar os participantes de qualquer decisão”, explicou ele.

Para o caso de cidades que desmarcarem a prova, o presidente do Inep afirmou que “Se não for possível fazer a data no dia da reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro, essa cidade vai ficar fora do Enem 2020”.

Até o momento, as datas de aplicação do exame estão mantidas. O Inep garante que tem condições de manter a aplicação do exame de forma segura. Desse modo, apresenta uma série de medidas para evitar o risco de transmissão do vírus durante a realização do Enem 2020. Assim, uma das medidas é a obrigatoriedade do uso de máscaras. Além disso, os estudantes com covid-19 poderão solicitar reaplicação da prova.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.