Governo de São Paulo divulga diretrizes para o retorno às aulas presenciais

A previsão para o retorno das aulas presenciais no Estado de São Paulo (SP) é dia 8 de setembro. Contudo, as escolas só poderão reabrir se o Estado inteiro se mantiver por 28 dias consecutivos na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo.

Nesse sentido, nesta terça-feira, dia 1º, o governo de SP divulgou as diretrizes de retomada das aulas presenciais no Diário Oficial. As diretrizes são para a rede pública e para a rede privada de ensino.

Desde que observados os parâmetros de classificação epidemiológica constantes do plano de retomada, as escolas de todo o Estado poderão ofertar atividades presenciais a partir da próxima semana. Desse modo, poderão ser ofertadas atividades de:

  • reforço e recuperação da aprendizagem;
  • acolhimento emocional;
  • orientação de estudos e tutoria pedagógica;
  • plantão de dúvidas;
  • avaliação diagnóstica e formativa;
  • atividades esportivas e culturais.

Além disso, o uso da infraestrutura de TI das escolas poderá ser feito para acompanhar e estudar as atividades não presenciais.

Retorno será gradual

A volta às aulas presenciais deve ocorrer de forma gradual. Desse modo, as escolas só poderão atuar com 20% do número total de alunos. Nesse sentido, a determinação do governo é priorizar os 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e o 3º ano do médio.

Os alunos que não possuem acesso à computadores e à internet também terão prioridade. Além desses alunos, terão prioridade os aqueles que apresentarem dificuldade de aprendizagem ou problema emocional por conta da pandemia.

Ainda de acordo com a portaria, a presença dos alunos não é obrigatória e os que fizerem parte de algum dos grupos de risco não devem ir à escola.

Além disso, as atividades na primeira semana de retomada, devem se voltar para o acolhimento aos alunos e profissionais da educação.

Para mais detalhes, acesse o site do Diário Oficial de SP.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.