Estudos: Confira os benefícios de escrever à mão durante os estudos

Após o surgimento de ferramentas tecnológicas como computadores, tablets, e celulares smartphones a maioria dos estudantes parou de escrever à mão durante os estudos. Até mesmo nas aulas é comum ver alunos digitando em seus aparelhos.

Contudo, escrever à mão traz vários benefícios aos alunos. Por esse motivo, apresentamos alguns deles para que você possa entender porque escrever no papel é melhor para o seu aprendizado.

1. Beneficia a memória

Diversos estudos já comprovaram que escrever à mão é um ótimo hábito para consolidar a memorização das informações. Desse modo, quando o estudante toma nota no caderno e não no computador, ele melhora as suas chances de reter o que foi estudado de forma mais fácil. Isso se dá principalmente porque ao escrever no caderno, você estará com foco total nos estudos, já a escrita em telas proporciona diversas distrações, apesar de ser mais prática.

2. Ajuda a melhorar a linguagem escrita

Além disso, é óbvio que o bom desempenho da linguagem escrita é maior com a prática de escrever à mão. Em artigo publicado no The Journal of Learning Disabilities, pesquisadores afirmaram que essa atividade envolve a mente de modo diferenciado. Nesse sentido, podemos pensar, por exemplo, que as tecnologias em tela facilitam o processo com as correções automáticas e exigem menos do nosso desempenho na linguagem escrita.

3. Aumenta a compreensão

Por fim, escrever à mão no momento dos estudos traz benefícios cognitivos ótimos para a melhoria da compreensão dos assuntos. Um estudo publicado na revista Psychological Science revelou que os alunos que fazem anotações à mão têm melhor desempenho nas notas.

Assim, é possível notar que a escrita à mão, apesar de ser mais demorada pode ser também a melhor opção, pois interfere de modo positivo nos resultados. Nossa dica, então, é que você vá retomando esse hábito aos poucos!

E aí? Gostou deste texto? Então deixe aqui seu comentário!

Confira aqui cursos gratuitos para melhorar seu aprendizado.
Veja também Educação: 5 filmes para incentivar o hábito de leitura.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.