Enem: Candidatos com sintomas de Covid-19 podem pedir reaplicação até dia 23

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que apresentarem sintomas de Covid-19 devem comunicar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso vale também para outras doenças consideradas infectocontagiosas.

De acordo com a organização, os participantes nestas condições não devem comparecer ao segundo dia de aplicação das provas, que ocorre no próximo domingo (24). Ainda que tenham feito a primeira, no último dia 17, não há a recomendação para ir.

Entretanto, o Inep informa que eles não serão prejudicados. Isso por que poderão fazer o Enem na reaplicação, que acontecerá em duas datas: 23 e 24 de fevereiro.

Quem deseja fazer a solicitação para participar da reaplicação, precisará também apresentar os laudos médicos e outros documentos que comprovem seu estado de saúde. Tudo isso pode ser feito pela Página do Participante.

Os candidatos, a saber, terão a chance de acessar o sistema até 12h do dia 23 de janeiro.

E atenção: se você permanecer com sintomas após esse horário e até mesmo no dia da aplicação das provas não vá ao Enem. O Inep divulgará novas datas para pedir reaplicação e para enviar atestados.

Até o momento as solicitações posteriores para reaplicação ocorrerão entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Documentos para pedir reaplicação do Enem

De acordo com o Inep, a análise da possibilidade de reaplicação só poderá acontecer com a documentação correta e legível enviada.

Esse documento deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente.

Também deve haver o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

O candidato deve anexar o documento em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Os participantes também podem entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. O Inep recomenda que os candidatos façam a solicitação pela internet.

E então, ainda tem dúvidas? Acesse o site oficial do Enem para entender melhor e continue acompanhando as notícias.

Leia também – Brasil registra maior expansão de novos casos de covid-19 entre os cinco países mais atingidos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.