Educação: Saiba quais são os benefícios de realizar IC durante a graduação

A iniciação científica (IC) consiste  em um programa que é porta de entrada para alunos de graduação no mundo científico.

Na IC, o aluno recebe orientação de um professor que deve ser especialista na sua área, ou seja, deve ser mestre ou doutor. Nesse sentido, o estudante desenvolve atividades de pesquisa científica e acadêmica estabelecidos em um projeto e em um plano de trabalho.

Tais atividades podem variar de acordo com a área do conhecimento. Contudo, o IC na graduação sempre envolverá leituras teóricas, atividades práticas e investigação de um fenômeno.

Assim, a prática da IC na graduação pode trazer muitos benefícios aos alunos. Apresentamos alguns deles abaixo. Confira!

1. Melhora no desempenho acadêmico

É indiscutível que desenvolver um projeto de IC é ótimo para o desempenho do aluno. Na IC o aluno é instigado a ir além do que o conteúdo da sala de aula. Assim, a sua autonomia nos estudos melhora pois este desenvolve a capacidade de se perguntar e buscar respostas mais elaboradas. Além disso, o estudante que desenvolve IC tem acesso direto a um profissional qualificado que o ajudará no desempenho das atividades de pesquisa.

2. Aumento nas chances de ingressar na pós-graduação

Ingressar em um programa de pós-graduação não é simples, contudo, pode ser mais fácil para aqueles que tem experiência de pesquisa. Realizar um projeto de IC proporciona isso ao aluno de graduação. Isso se dá porque o estudante terá acesso a um material mais específico.

Além disso, terá mais referências da área, terá acesso a materiais mais elaborados e também saberá lidar melhor com o debate científico. Além disso tudo, o contato com o seu orientador e com o grupo de pesquisa o ajuda a estabelecer contato com a pós do seu curso.

3. Preparo para o mercado de trabalho

Além de estar mais preparado para criar um projeto científico para ingressar em uma pós, o estudante que faz IC durante a graduação também se prepara melhor para o mercado de trabalho. A experiência de IC pode ser um ótimo adicional para o currículo do recém formado. O trabalho de IC ajuda a desenvolver habilidades que são bem vistas no mercado de trabalho. Algumas delas são a análise crítica, a maturidade intelectual e a proatividade, por exemplo.

Já sabe, né? Se surgir a oportunidade de realizar um projeto de IC na graduação, não deixe passar! É uma ótima experiência para a sua formação.

E aí? Curtiu esse texto? Então deixe aqui seu comentário!

Veja dicas de como escolher a melhor universidade para sua graduação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.