Educação: Entenda o que é e como funciona o Ideb

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e associado ao MEC, o Ideb é o índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Desse modo, o índice tem como principal objetivo medir a qualidade da educação no Brasil e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Nesse sentido, o Ideb é o principal indicador nacional que monitora a qualidade da educação a partir de dados concretos. Assim, a partir dos dados, é possível pleitear melhorias no ensino.

Além disso, os resultados ajudam a estabelecer metas para cada rede e escola, pois indica como está o ensino por região, estado, município e escola. A avaliação ocorre tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino.

Desse modo, o Ideb é feito a partir dos dados do Censo Escolar e do desempenho dos alunos em Português e Matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Então, o Ideb considera ambos os dados para calcular o nível da qualidade do ensino.

Assim, o resultado do índice considera uma escala de 0 a 10 para cada análise.

Metas do Ideb

Algumas das metas do país para a melhoria do ensino é alcançar 5,5 pontos no Ideb nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e 5,2 pontos no ensino médio até 2022.  Além disso, o Brasil espera alcançar a média geral de 6 pontos nos anos inciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

O Ideb 2019 teve divulgação nesta terça-feira (15) em um evento do Ministério da Educação em Brasília. Clique aqui para conferir detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Dicas de estudo: 5 sites para baixar livros de graça.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.