Conselho do MEC indica o uso de redes sociais para estimular e orientar os estudos

O CNE aprovou texto com diretrizes para o ensino no Brasil durante a pandemia da covid-19.

O Conselho Nacional da Educação (CNE)  aprovou ontem, terça-feira (6) uma resolução que permite que o ensino remoto siga até o dia 31 de dezembro de 202. Além disso, aprovou a junção dos anos letivos de 2020 e 2021, como forma de evitar a reprovação dos alunos em 2020, que foi um ano letivo atípico por conta da crise da covid-19.

Nesse sentido, o texto do CNE traz recomendações quanto ao ensino remoto. Assim, uma das sugestões é o uso das redes sociais. O texto indica “a utilização de mídias sociais” como WhatsApp, Facebook e Instagram, por exemplo, “para estimular e orientar os estudos, pesquisas e projetos”.

Ainda de acordo com a resolução, é obrigação das secretarias e de todas as unidades escolares reorganizar o ambiente de aprendizagem a partir das tecnologias. Isso inclui “a realização de atividades on-line síncronas e assíncronas de acordo com a disponibilidade tecnológica”.

Em conformidade com a lei nº 14.040/2020, o CNE tem por obrigação dar as diretrizes para as unidades de ensino durante o “estado de calamidade pública” decorrente da crise sanitária.

Assim, após a aprovação da resolução pelo CNE ontem, o texto segue para homologação pelo Ministério da Educação (MEC). As redes de ensino do país terão autonomia para adotar ou não o que é proposto pelo conselho.

Até o momento, o documento do CNE é a mais importante resolução nacional sobre o assunto da volta às aulas durante a pandemia da covid-19.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre os efeitos da pandemia no ensino.
Leia também Mentoria Estudantil: Saiba o que é e quais são as suas vantagens.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.