Bolsa estágio: o que é e como funciona

A bolsa estágio é um dos benefícios mais procurados por alunos de graduação. A ideia de se qualificar enquanto recebe uma compensação financeira pelos serviços prestados é uma alternativa bem atraente. Há ao menos dois tipos de estágio para qualificação profissional: obrigatório e facultativo.

A fase obrigatória é realizada durante o período que o aluno está cursando o nível superior e é requisito indispensável para concluir a formação e obter o diploma. Já a segunda fase é complementar. O estágio facultativo é quando uma empresa ou órgão público se interessa e contrata o estagiário por um determinado período.

Qual o valor da bolsa?

O valor pago por mês varia de acordo com a área, serviços prestados, e a carga horária. Desse modo, pode ser R$ 400,00 ou pode chegar até 2 mil reais. A carga horária costuma ser distribuída em 6 horas diárias e 30 por semana. Além disso, o estudante tem direito a férias com remuneração de 30 dias após completar 12 meses de trabalho.

Em alguns casos, as empresas devem fornecer vale transporte e um seguro contra acidentes. O estagiário ainda tem direito à redução de carga horária em períodos de provas ou outras atividades do curso. Há ainda outros benefícios além da bolsa, como assistência médica, auxílio alimentação e custeio de cursos ou eventos, por exemplo. No entanto, isso pode variar.

Contribuições

Além da bolsa de estágio, um dos principais benefícios é a experiência profissional. Essa oportunidade funciona como uma via de acesso para, posteriormente, buscar outras vagas. Ao realizar um estágio, o aluno pode desenvolver competências como disciplina e comunicação, de modo que associa assim a teoria e a prática.

O networking é outra vantagem. O contato com pessoas de diversos segmentos de mercado e da área de atuação ajuda a criar uma boa rede de conhecidos que podem encaminhar futuras oportunidades. Desse modo, é uma boa opção para o aluno que deseja ter alguma experiência prática antes de concluir o curso.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Veja ainda Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.