19 aplicativos criados para melhorar a aprendizagem em escolas públicas são premiados

Iniciativa é da Maratona UNICEF Samsung.

A Maratona UNICEF Samsung premiou 19 aplicativos finalistas da segunda edição do projeto. A iniciativa reúne estudantes, professores, programadores e designers no desenvolvimento de apps.

Assim, o objetivo é de promover o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis para serem usados em escolas públicas de todo o país.

De acordo com o texto no site da maratona, os projetos devem atentar às competências e habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o ensino médio.

Assim, os apps devem ser pensados para o uso nas diversas disciplinas previstas na BNCC. Abarcando, assim, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais.

Além disso, nesta edição, os participantes tiveram mais um desafio. O desafio de superar a distância física imposta pelo isolamento social por conta do cenário da Covid-19.

“O que a princípio representou um grande desafio para as equipes, logo se transformou numa nova oportunidade de aprendizado e utilização das ferramentas digitais. As conversas em grupo e as testagens dos aplicativos que a princípio ocorreriam presencialmente foram substituídas, com êxito, por sessões de reuniões virtuais.”

Entre os 19 apps  finalistas há projetos de diversos estados brasileiros (SE, SC, PI, MS, MG, AL, AM, RJ, PR, PB, e TO). A apresentação dos projetos está disponível em ebook.

A Maratona é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung. Além disso, conta a SOFTEX como parceiro técnico.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.