Ao entrar na graduação muitos estudantes nem imaginam que a carreira acadêmica possui diversas etapas. Assim, não é incomum que surjam dúvidas quantos aos diferentes níveis, principalmente para aqueles que seguem carreira de pesquisa na universidade;
Um desses níveis é o de PhD. É comum vermos profissionais renomados serem apresentados como PhD na sua área, no entanto, poucos sabem o que significa a sigla.
A sigla PhD vem da expressão Philosophy Doctor, que na sua tradução é “doutores em filosofia”. Apesar disso, o título não se refere apenas aos profissionais da área da filosofia. Antigamente, aqueles que finalizavam os estudos recebiam esse título.
O que é PhD
Atualmente, o PhD equivale ao doutorado, que é o mais alto título de formação acadêmica, mas não é a mesma coisa. Assim, sigla PhD geralmente é utilizada para se referir a programas de doutorado no exterior.
No Brasil, o doutorado tem duração de quatro anos e se volta para a pesquisa científica acadêmica. Já no exterior, os cursos dos programas de doutorado têm um perfil um pouco diferente. Desse modo, podem ter foco profissional ou acadêmico.
Nesse sentido, o PhD é o curso de doutorado que se volta para o campo de pesquisa com uma abordagem teórica, com o objetivo de aprofundar o conhecimento em determinada área por meio da pesquisa.
Assim, o curso de PhD costuma ter a duração de quatro anos, podendo levar até oito anos para sua conclusão. Além disso, para a conclusão dessa etapa de formação é preciso apresentar um trabalho final que passa pela avaliação de uma banca de especialistas.
Por fim, é ainda exigência a atuação profissional independente, como um estágio de docência na área para cursos de graduação.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.