Educação na pandemia: parecer do CNE é homologado parcialmente pelo MEC - Notícias Concursos

Educação na pandemia: parecer do CNE é homologado parcialmente pelo MEC

Um dos trechos que tratava sobre as avaliações e exames foi suspenso

O Ministério da Educação (MEC) homologou parcialmente o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece regras sobre a educação durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Um dos trechos que tratava sobre as avaliações e exames foi suspenso. Na semana passada, o Portal Notícias Concursos já havia divulgado que a demora na homologação deixava o ensino à deriva.

Com o trecho suspenso, ainda não é possível saber como as redes de ensino irão avaliar o conhecimento dos estudantes durante e depois do período. A validação do MEC ocorre mais de um mês depois da aprovação do documento do CNE. O despacho está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º).

No item que trata das avaliações, o MEC submeteu para o reexame do CNE. No texto fala que “as avaliações e exames deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no ensino fundamental e médio”.

Ausência de coordenação nacional

Desde a eclosão da pandemia, as redes de ensino passaram a oferecer aulas remotas. Porém, cada estado e município têm autonomia para decidir como é feita a oferta de atividades remotas aos estudantes, sem uma coordenação nacional para garantir a isonomia de aprendizagem.

Há casos de escolas que fornecem educação a distância por meio de plataformas online, televisão e via rádio. Em outros, educadores tiveram que se virar para produzir aulas online, sem receber nenhum tipo de treinamento.

O cenário da educação no Brasil que antes já era desafiador, se agravou com a pandemia. Pesquisas não param de surgir evidenciando o abismo social de classes e estudantes que não têm acesso à internet para estudar remotamente.

Confira o trecho do parecer do CNE que não foi homologado pelo MEC

“Sugere-se que as avaliações e exames nacionais e estaduais considerem as ações de reorganização dos calendários de cada sistema de ensino para o estabelecimento de seus cronogramas. É importante garantir uma avaliação equilibrada dos estudantes em função das diferentes situações que serão enfrentadas em cada sistema de ensino, assegurando as mesmas oportunidades a todos que participam das avaliações em âmbitos municipal, estadual e nacional.

Neste sentido, as avaliações e exames de conclusão do ano letivo de 2020 das escolas deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no ensino fundamental e médio.

Sugere-se também que os sistemas de ensino desenvolvam instrumentos avaliativos que podem subsidiar o trabalho das escolas e dos professores, tanto no período de realização de atividades pedagógicas não presenciais como no retorno às aulas presenciais, a saber:

  • criar questionário de autoavaliação das atividades ofertadas aos estudantes no período de isolamento;
  • ofertar, por meio de salas virtuais, um espaço aos estudantes para verificação da aprendizagem de forma discursiva;
  • elaborar, após o retorno das aulas, uma atividade de sondagem da compreensão dos conteúdos abordados de forma remota;
  • criar, durante o período de atividades pedagógicas não presenciais, uma lista de exercícios que contemplam os conteúdos principais abordados nas atividades remotas;
  • utilizar atividades pedagógicas construídas (trilhas, materiais complementares etc.) como instrumentos de avaliação diagnóstica, mediante devolução dos estudantes, por meios virtuais ou após retorno das aulas;
  • utilizar o acesso às videoaulas como critério avaliativo de participação através dos indicadores gerados pelo relatório de uso;
  • elaborar uma pesquisa científica sobre um determinado tema com objetivos, hipóteses, metodologias, justificativa, discussão teórica e conclusão;
  • criar materiais vinculados aos conteúdos estudados: cartilhas, roteiros, história em quadrinhos, mapas mentais, cartazes; e
  • realizar avaliação oral individual ou em pares acerca de temas estudados previamente”.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?