Educação: Diário virtual escrito por estudantes na quarentena vira livro impresso
Durante a pandemia do novo coronavírus o contato dos professores e estudantes ficou restrito ao ambiente virtual, já que as aulas presenciais foram suspensas ainda em março deste ano.
Desse modo, professores têm buscado alternativas de estreitar os laços com os estudantes. Assim, por iniciativa de uma professora de língua portuguesa que leciona para alunos do ensino médio em Cabrobó (PE), um diário virtual escrito por estudantes durante a pandemia irá ganhar publicação impressa.
Em matéria do Porvir, a professora Elineide Alves dos Santos Fernandes explica sua inciativa e afirma que as dificuldades de escrita dos alunos durante a criação do diário virtual a aproximou ainda mais dos alunos.
Segundo a educadora, a ideia do projeto intitulado Vamos escrever juntos? surgiu a partir de sua percepção quanto ao comportamento de ansiedade dos alunos.
Nesse sentido, ela afirmou em seu texto que “O tempo foi passando e o distanciamento físico da escola deixou alunos angustiados, porque a incerteza passou a fazer parte da nova rotina. Eles demonstravam-se inseguros, tristes e desmotivados para continuar os estudos de casa”.
Assim, a professora de português teve a ideia de escrever um diário virtual conjunto. Cada estudante escreveria uma página do diário, no qual os alunos poderiam relatar seus sentimentos, contar um pouco da sua rotina e desabafar sobre seus sentimentos durante o período de isolamento social.
O diário seria, segundo a docente, um amigo pronto para ouvir cada estudante sem nenhum tipo de julgamento. Além disso, através dele, a docente visualizou novas oportunidades de ensinar e aprender.
Livro impresso
Segundo o seu relato, os estudantes ficaram bastante entusiasmados com a proposta de escrita do diário e especialmente com a ideia de transformá-lo em um livro impresso:
“Agora, o livro está sendo enviado para a gráfica e, assim que estiver pronto, faremos um grande encontro virtual para o lançamento. Será um momento especial para os estudantes protagonistas desse livro e para mim, um dia de realização!”
Ainda conforme a docente, o acompanhamento da escrita contou também com a participação dos familiares dos estudantes.
As informações são do Porvir.
E aí? Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!
Acompanhe mais notícias sobre a área da educação aqui.
Veja também Ministério da Educação indica corte de 4,2 bilhões de reais em orçamento de 2021.
https://noticiasconcursos.com.br/educacao/educacao-pesquisas-revelam-os-impactos-da-pandemia-na-educacao/