Educação: Como escolher livros para crianças

Incentivar a leitura ainda na infância é fundamental para que as crianças gostem da atividade. Além disso, é uma experiência que enriquece o vocabulário e otimiza o aprendizado. Desse modo, por meio da leitura, a criança se desenvolve social e cognitivamente.

Nessa fase, muitos pequenos ainda estão sendo alfabetizados e a leitura exige bastante esforço. Ainda assim, é importante não abrir mão desse incentivo. Quanto mais cedo a criança entrar em contato com os livros, maior a chance de se tornar um adulto leitor.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como escolher bons livros para os mais jovens, não deixe de conferir!

1. Procure histórias que chamam atenção

Primeiramente, para despertar interesse na criança, a literatura precisa ser atraente. Isso acende a curiosidade e estimula a imaginação. Desse modo, busque histórias que chamem mais atenção através de imagens e personagens. Além disso, busque histórias que deixem a criança curiosa pelo desfecho.

2. Escolha trilogias ou séries

Personagens e cenários familiares podem aumentar o interesse das crianças em acompanhar sua história. Nesse sentido, as séries são uma ótima dica. Nelas, personagens já conhecidos parecem em histórias e contextos diferentes.

3. De preferência a uma linguagem simples

Ademais, para manter a atenção da criança, é preciso que ela compreenda a história. Uma linguagem fácil e um vocabulário acessível facilitam a leitura nessa fase em que muitos ainda não estão alfabetizados. Quanto mais simples, melhor a compreensão.

4. Leve em conta a idade 

Escolha livros de acordo a idade e a capacidade de compreensão de cada criança. Para os menores, uma opção são os contos ilustrados, que contém pouco texto. Para os grandinhos, há opções com histórias maiores e linguagem mais complexa.

5. Escolha bem o autor ou editora

Por fim, leve em consideração o autor. Nas livrarias é possível encontrar uma infinidade de opções de livros infantis. Porém, nem todos são de qualidade. Por isso, não deixe de verificar o autor e a editora. Isso ajuda a garantir a qualidade literária da edição e a aplicação das recomendações específicas para produtos infantis.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para mais dicas.
Leia também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.