A Secretaria do Estado de Fazenda está com edital aberto para nível superior. As vagas são para Auditor de Atividades Urbanas e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas, sendo que esta última categoria se divide em quatro.
Cada uma dessas vagas possui seus próprios requisitos em relação ao curso de formação superior. Assim, o candidato precisa verificar para qual ele pode se candidatar. Além disso, as vagas são para o Distrito Federal e todas as etapas do concurso ocorrerão em Brasília.
Saiba mais sobre o edital aberto para nível superior no artigo abaixo!
Quais são as vagas abertas?
O edital aberto para nível superior no DF possui 74 vagas de início imediato e 156 de cadastro reserva para o cargo de Auditor de Atividades Urbanas. Já o cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas, possui 40 vagas de início imediato e 500 de cadastro reserva. Essas são divididas entre as quatro categorias deste cargo, sendo elas:
- Controle Ambiental;
- Obras, Edificações e Urbanismo;
- Transporte;
- Atividades Econômicas e Urbanas.
Portanto, o concurso possui 770 vagas, no total, sendo 114 de início imediato e 656 de cadastro reserva. Todos eles com salário de R$ 9.361,95.
Quem pode se inscrever no concurso?
O edital aberto para nível superior referente ao cargo de Auditor de Atividades Urbanas é para a área de especialização de vigilância sanitária. Contudo, apesar dessa especialização, qualquer pessoa com diploma de nível superior reconhecido pelo MEC pode se candidatar.
Já para o cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas, a categoria de Obras, Edificações e Urbanismo exige que o diploma tenha habilitação específica em engenharia civil ou arquitetura. Além disso, candidatos precisam possuir o registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Porém, para as demais categorias, não existe nenhuma exigência. Logo, assim como o cargo de Auditor de Atividades Urbanas, qualquer diploma de nível superior é aceito.
Como realizar a inscrição no edital aberto para nível superior?
As inscrições deste edital aberto para nível superior são, exclusivamente, online. Dessa forma, o candidato que tiver interesse em alguma das vagas, precisará acessar o site do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e preencher a ficha de inscrição. Além disso, o candidato deverá imprimir a guia para pagar a taxa, que é de R$ 265,00 para qualquer cargo.
O prazo para as inscrições é até o dia 31 de janeiro de 2023, próxima terça, e a prova será realizada no dia 26 de fevereiro. Ela possui seis áreas de conhecimentos gerais, ou seja, que são iguais para todos os cargos, e a área de conhecimentos específicos. Além dessas, existe ainda uma prova de redação.
As áreas de conhecimentos gerais são:
- Língua portuguesa;
- Direito Administrativo: 3 questões;
- Direito Constitucional: 3 questões;
- Sistema Eletrônico de Informações-SEI;
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política, econômica e de direitos humanos do DF e da RIDE Lei Orgânica do Distrito Federal e Lei Complementar n° 840/2011.
O conteúdo específico das provas, assim como as demais informações, estão no edital, no site oficial.