Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

SUSPENSÃO por 120 dias do pagamento de consignado

O objetivo do projeto é amenizar perdas de salário decorrentes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

O Senado aprovou o Projeto de Lei 1.328/2020. Esse novo PL faz suspender as parcelas de empréstimo de consignado durante quatro meses. O objetivo do projeto é amenizar perdas de salário decorrentes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Agora que foi aprovada pelo Senado, o Projeto de Lei está na Câmara dos Deputados.

O principal objetivo da lei é beneficiar pensionistas e aposentados. Outro grupo beneficiado deve ser o de servidores públicos ativos que tiveram filhos perdendo empregos ou tiveram salários reduzidos e, por isso, estão recebendo ajuda financeira dos pais durante a crise econômica.

Com a suspensão, o devedor não será definido como inadimplente. Também por causa da suspensão, não poderão ser cobrados juros extras para o pagamento dessas quatro parcelas, que deverão ser pagas no final do contrato.

A votação deste projeto, criado pelo senador Otto Alencar, do PSB-BA, foi longa e passou por alterações. O relator Oriovisto Guimarães, do Podemos-PR, retirou o trecho que dizia respeito à suspensão das parcelas dos empréstimos durante o período.

Em vez da suspensão, Oriovisto Guimarães substituiu por “estímulo à renegociação de empréstimos”. A justificativa foi de que a suspensão pura e simples faria bancos diminuírem opções de empréstimos à população mais vulnerável. Rogério Carvalho, líder do PT no Senado, avaliou que a mudança tirou do projeto sua principal função de ajudar nas despesas das famílias durante a redução de renda.

O senador Weverton Rocha, do PDT-MA, recuperou o trecho original do projeto de lei e o mesmo foi aprovado. Weverton alegou que a anterior substituição tinha retirado “a alma” do projeto de lei.

Veja também: Cartão de crédito BB para 2020: É sem consulta ao SPC/Serasa; Saiba como pedir

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

50 Comentários
  1. Jose luiz Cardoso Diz

    Peço a Deus que toque nos coração dos deputados federal que aprova este projeto de 120 dias suspende o desconto do consiginado

  2. Sandra Diz

    QUE DEUS TOME OS CORAÇÕES DESSES HOMENS,E ASSINEM ESSES BENEFÍCIOS QUE IRA NOS AJUDAR [email protected]!
    É NOSSO DIREITO TRABALHAMOS UMA VIDA TODA,E Ñ ESTAMOS PEDINDO NADA,VAMIS PAGAR POR ISSO!!!

  3. Jose carlos Diz

    JA FAZEM 2 MESES QUE ESTAO NESSE LENGA LENGA. JAJA CHEGA DEZEMBRO SE. ELES GANHASSE 1 OU 2 SALARIO JA TINHAO APROVADO. SO A MAO DE DEUS. NA CABEÇA DESSA CRITURA. VAMOS ESPERAR A BOA VONTADE SAO OS DONO DO PAIS. AMÉN

  4. Juçara Aparecida Hahn Gomes Diz

    Tbm estou na espera dessa liberaçao de nao descontarem as parcelas por 120 dias e os 5%.
    Por favor srs.Deputados nao esqueçam.de nos aposemtados!

  5. Carlos Xavier de Sá Diz

    Estamos todos precisando da margem 5%,da suspensão por 120 dias com urgência… Senhores deputados tenham um bom senso com os sofridos aposentados.

    1. Neusa Diz

      Desde o dia 14 está para ser votado esse PL, hj 31 e nada. Como o Sr.Maia, digníssimo presidente da Câmar, não tem interesse, engaveta. Os pobres aposentados q se explodam, (opinião dele, certamente)

      1. José alexande Diz

        Também estou nessa espera de ajuda dos parlamentares pois estamos a deriva

  6. Adão de jesus CASTRO Diz

    A pra esses políticos ganham Rio de dinheiro e pra votar ém pro do povo nunca se deside agora se fosse aumento de salário delesja tinha votados

    1. Clarice Diz

      Eu acho que quatro meses não iria fazer diferença para os bancos… porém, para nós aposentados, resolveria um problemão. Espero que Deus ilumine o Sr. Maia.

  7. Airam Masvarenhas Diz

    Vale salientar que os Aposentados e Pensionistas do INSS até o momento NADA receberam de ajuda. Antecipação do 13* Salário não caracteriza ajuda, uma vez que lhes pertence por direito. É lamentável que essa categoria esteja sendo preterida de atenção e ajuda.

    1. Mara Corrêa Diz

      A PL1328/2020 precisa ser votada com urgência Srs Deputados! Não temos o salário de vocês. Estaremos atentos nas próximas eleições, não tenham dúvidas disso!

      1. Sandra Morales Diz

        Precisamos da votação da suspensão dos empréstimos consignados para termos um alivio neste momento que estamos sustentando familiares em função da pandemia. Socorro!

    2. Ronaldo Marques Diz

      Srs Deputados e senadores, olhem com carinho para os aposentados e nossas necessidades
      Estejam certos que lembrarmos de vocês nas eleições…

    3. Maria Antônia Diz

      Eu acho que deveria tomar logo uma decisão ,e não fazer os aposentados e servidores de palhaços ,pois é o que estão tentando fazer mais respeito.
      Vocês precisam de cada um de nós.

  8. Verginia Tereza Carvalho Basso Diz

    Dão 600 pra carA usar drogas, e mulheres fazerem filhos,agora para os aposentados nada,ficam enganando do 14 salArio para novembro,nos contribuímos há Anos c O INSS, e estes das filas da caixa de 600 nunca nada,gente q nunca trabalhou registrado.

    1. SOLANGE FERREIRA DA SILVA Diz

      Suspensão ja, 1328/2020

    2. Neusa Diz

      Minha Sra. compartilho da sua revolta, mas nem por isso, deduzo maledicência sobre pessoas não conheço. Tudo passa pelo respeito

    3. Francisca Diz

      Se alguns desses políticos tivessem passando necesidades e se soubessem como é difícil sustentar a familia com um salario mínimo eles ja teriam votado!Os aposentados pedem socorro nesse momento!Eles merecem uma vida digna!!

  9. ROBERTO MOYA Diz

    Maia tem obrigação de colocar em pauta a votação do PL 1328/2020, que suspende o débito das parcelas consignado e da um gás para os aposentados. O lobby dos bancos na Câmara é grande mas tem que ser votado é uma ajuda p/ aposentados e para economia, esse dinheiro vai circular e ajudar o Brasil.

    1. Celia Francisca De Oliveira Diz

      E como fazer pra não se descontado ,eu sou pensionista militar ,queria saber se e pra todos

      1. Sinara Diz

        Os aposentados não tiveram nenhuma ajuda nesse momento tão difícil com filhos desempregados dentro de casa e termos que suprir nossas necessidades apenas com o salário mínimo que recebemos

  10. Claudia Marcia de Miranda Madureira Diz

    Pode ter certeza que me lembrarei desses nomws na eleicao. Nao vao ganhar meu voto mesmo. Povo ordinario . so pensam em si proprios. Falta cerebro mesmo viu

  11. Luiz Antonio Diz

    Com toda certeza vamos lembrar na hora de votar os nomes de cada um que impedirao qualquer ajuda. Aposentados para eles e lixo

  12. Marcos Diz

    Que morosidade… há 4 meses já está tramitando esse projeto. Estão esperando o que para aprovar? Estão esperando acabar a pandemia para não usar esse projeto em pró os aposentados? Lamentável isso… lamentável…

    1. Francisco José de Sousa Pereira Diz

      É verdade ! a impressão que dá é que a justiça nos será feita mais não é só a sombra dela nesses “vai não vai” nos “disse me disse” da parte desses pOliTiCoS …

  13. Sebastião Bezerra Diz

    Infelizmente, quando é pra nós que os elegemos eles tornam as coisas mais difíceis, enrolam até o povo cansar de suas promessas, já tem quatro meses que se fala dessa lei e até agora, que passou pelo senado ainda vai prós outros menos interessados, os deputados aprovarem para depois o presidente sancionar ou vetar alguns artigos que poderiam ajudar os trabalhadores.
    Bando de víboras, sanguessugas.

    1. André Diz

      Concordo plenamente com você .se fosse para alimentar os dividendos deles já tinhão votado e estariao recebendo no mesmo mês .mas fazer o que com um presidente fdp quedo pensa em armas e defender filhos bandidos não tem o que esperar de melhor para o povo faminto

      1. Lucia Diz

        Como um cérebro faz falta

  14. Patricia Diz

    Nada foi feito pra aposentado e pensionistas nada foi aprovado e uma vergonha .nosso brasil e um brasil ingrato .

    1. Paulo celso Diz

      Cadê o aumento de margem pros aposentados e pensionistas ?

    2. Verginia Tereza Carvalho Basso Diz

      Dão 600 pra carA usar drogas, e mulheres fazerem filhos,agora para os aposentados nada,ficam enganando do 14 salArio para novembro,nos contribuímos há Anos c O INSS, e estes das filas da caixa de 600 nunca nada,gente q nunca trabalhou registrado.

  15. Luciana Diz

    Qualquer coisa que benéfica o povo é uma demora uma enrolação, misericórdia país injusto , salário de político tinha que ser salário mínimo como qualquer trabalhador .

    1. Francisco Alves Diz

      Se for aprovado, muitos aposentados ja estão devendo muito!!

      1. Enivaldo Diz

        Infelizmente para os aposentados tudo fica difícil,mas vamos lembrar na eleição,e sabemos que foi mal vontade de Marcelo Alencar.

        1. MAURICIO DA SILVA NASCIMENTO Diz

          Qualquer candidato que for na minha casa pedir voto vou soltar meu Pitbull em Sima dele, só lembram da gente na hora que quer ser eleito

          1. MAURICIO DA SILVA NASCIMENTO Diz

            Mim desculpem ( cima)

      2. Rr Diz

        Enquanto os banqueiros estiverem engordando as contas desses vermes,eles não vão votar o projeto.

  16. Interessada aposentada Diz

    “A decisão válida para todo o Brasil já entrou em vigência.” ===> Isso não é verdade. Ainda depende de aprovação pela Câmara dos Deputados e de sanção presidencial (infelizmente)

  17. Izael jose Salgado Diz

    Como solicitar 0a pausa do emprestimo consignado

    1. Maria santana Diz

      Afinal já foi aprovada essa lei ou ainda vai ser aprovada? Já está valendo ou não?

      1. Gelson mouta Diz

        Porque os. Deputados enrolam tanto?
        Porque o sindicato não se envolvem ?

        1. Fernanda Diz

          É um absurdo nós também estamos passando apertos e dificuldades em casa,à maioria dos aposentados e pennsionistas fazem empréstimos e recebem pouco mal dá pra comprar comida…..

      2. José Maria Toledo Diz

        Vai começar quando? Alguma previsão pra agosto?

    2. Mara Corrêa Diz

      A PL1328/2020 precisa ser votada com urgência Srs Deputados! Não temos o salário de vocês. Estaremos atentos nas próximas eleições, não tenham dúvidas disso!

  18. Daiane Fernandes dias de moraes Diz

    Bom dia eu quero fazer esse curso

    1. Antônio Pereira de Lima Diz

      TD é demorado msm, falaram do 5% e isso tbm não se resolve,se fosse a favor deles já teriam aprovado TD.

      1. Dijair Zicchella Diz

        Os deputados estão com o rabo preso com os bancos por isso eles nen votaram

    2. Enivaldo Diz

      Infelizmente para os aposentados tudo fica difícil,mas vamos lembrar na eleição,e sabemos que foi mal vontade de Marcelo Alencar.

      1. Sandra Souza Freitas Diz

        Sou aposentada, funcionária pública estadual MS, até agora o banco Bradesco não suspendeu as parcelas do consignado, só enganação desses bancos, já mandei até declaração até agora nem resposta.

      2. Eliza amaro Diz

        Socorrooooo.
        Estou com ordem de corte de luz pr segunda 03/08 por falta de pagamento.
        Com todos desempregados em casa tive que optar por paga o aluguel .
        Os talões de agua e luz só foi se acumulando, tenho asmático em casa que faz uso da energia pr inalação não sei oque fazer.
        Se viesse logo a pausa no consegnado me daria um folego a mais,pr quitar estas dividas, e não ter o fornecimento de luz cortado.
        Senhores deputados aposentados e pensionistas tbm tem gastos , com aluguel, luz agua, alimentação e medicamentos.
        Estamos passando por grandes apertos nesta pandemia
        Olhem por nos por favor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?