Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Paulo Guedes compara servidores públicos a saqueadores

Os representantes da segurança pública se manifestam, após ministro da Economia comparar servidores a saqueadores.; Saiba mais

Neste último final de semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista coletiva, voltou a tecer críticas aos servidores públicos. Durante sua fala, o chefe da pasta econômica do Brasil comparou os servidores a “saqueadores”.

A declaração de Guedes foi dada no momento em que ele ressaltou a importância de não deixar a economia do país parar por conta da atual crise.

“É inaceitável que tentem saquear o gigante que está no chão. Que usem a desculpa da crise da Saúde para saquear o Brasil na hora que ele cai. As medalhas são dadas após a guerra, não antes. Nossos heróis não são mercenários. Que história é essa de pedir aumento de salário porque um policial vai à rua exercer a sua função, ou porque um médico vai à rua exercer a sua função. Só pedimos uma contribuição: por favor, não assaltem o Brasil”, disse Guedes.

A declaração do ministro causou impacto negativo entre servidores e representantes de setores da esfera pública, principalmente da área de segurança, que se posicionaram contra a fala de Guedes.

Por exemplo, a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) publicou uma nota de repúdio ao que disse Guedes. A FenaPRF questiona ao ministro da economia até quando vai a afronta contra os servidores.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

O outro sindicato que também se manifestou foi o Sindicato dos Policiais Federais no Estado da Bahia (Sindipol-BA). Em nota, o Sindipol-BA classificou a declaração do ministro como irresponsável. Além disso, a entidade chamou de “assalto” a possibilidade de qualquer tipo de progressão funcional de carreira, prevista em Lei.

Senado retira categorias do congelamento de salários

O Governo Federal vai ajudar financeiramente aos estados e municípios afetados financeiramente pela crise da Covid-19. No entanto, para isso, em contrapartida, os estados e municípios deverão congelar, por 18 meses, os salários dos servidores públicos.

O texto está aguardando sanção do presidente Jair Bolsonaro. Vale lembrar que nem todos os servidores terão os salários congelados. Isso porque o governo confirmou que há profissionais que não terão congelamento dos salários por estarem na linha de frente da Covid-19.

De acordo com Bolsonaro, uma parte do texto do projeto que concede ajuda aos estados e abre a possibilidade de aumento salarial para diversas categorias de servidores públicos será vetada. O veto também foi sugerido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

“O que nós decidimos? Eu sigo a cartilha de Paulo Guedes na economia. E não é de maneira cega, não. É de maneira consciente e com razão. E se ele acha que deve ser vetado, esse dispositivo, assim será feito. Nós devemos salvar a economia, porque economia é vida”, disse Bolsonaro.

De acordo com o ministro, os servidores devem ficar sem aumento salarial até dezembro de 2021. Para ele, a medida vai ajudar o país a atravessar a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

“Eu estou sugerindo ao presidente da República que vete, que permita que essa contribuição do funcionalismo público seja dada, para o bem de todos nós”, disse o ministro da Economia.

Segundo o projeto,  os seguintes servidores vão ficar de fora:

  • funcionários públicos da área da saúde;
  • funcionários públicos da área de segurança; militares das Forças Armadas;
  • servidores da Polícia Federal (PF);
  • servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • guardas municipais; trabalhadores da educação pública como os professores;
  • agentes socioeducativos;
  • profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários;
  • profissionais de assistência social;
  • servidores das carreiras periciais, como os peritos criminais.

Veja também: Reformas do Governo são suspensas; ‘prioridade é pandemia’, diz secretário de Guedes

Leia Também:

brasil 123  
28 Comentários
  1. Antônio Aparecida Diz

    É o Direito adquirido. Servidor Público, não é saqueador.

    1. Elza Aparecida de Oliveira Diz

      Onde é que os professores estão em linha de frente?

  2. Antônio Aparecida Diz

    Servidor Público, também, paga impostos do Governo e de suas compras.

    1. Justo Veríssimo Diz

      O editor deveria ser processado por mentir neste folhetim Comunista.

  3. Antônio Aparecida Diz

    A culpa é das privatizações.

  4. Antônio Aparecida Diz

    A culpa é das privatizações, da terceirização com superfaturamento.

    1. Stenio costa Araújo Diz

      Tinha que diminuir salário dos deputados ministro do supremo senadores corta verba de gabinete porque o senhor Paulo quedes não falou isso essas categorias são os verdadeiros saqueadores do nosso amado país

      1. Sandra Martins Coelho Borges Diz

        Com certeza bando de mercenários ladrões gananciosos ,,,o que nos servidores públicos que ganhamos ninharia temos que pagar o pato ? Nesse país só tem moral quem e desonesto e desocupado ,,,aff vontade de mudar desse Brasil

  5. Pingo Diz

    Como é fácil distorcer as palavras de outrem. É tá cheio de otário que cai que nem patinho. Site lixo. Ah. Sou servidor público Federal.

    1. Antônio Aparecida Diz

      Vc está dentro, vc é um!

      1. Tania Diz

        Parabéns, Guedes, só pessoas como vc tem coragem de expressar o verdadeiro repúdio por essa classe tão vil e desumana da Administração Pública em sua maioria. São parasitas e saqueadores, sim.

  6. MARLEI BITTENCOURT BOLDUAN Diz

    Paulo Guedes não somos nos responsáveis por esta Lei ser desidratada no congresso. Não faz isso. Sou servidora pública há 30 anos. Estamos juntos com o Brasil. Não temos culpa que os deputados mudaram tudo.

  7. VANIA DA SILVA VALLE Diz

    Não sou funcionária pública, mas acho absurdo o modo como se dirige, a quem está dando a vida, pela do próximo. Sei que tem exceções, mas acho que não pode generalizar. Como se o governo fosse limpo, é de onde saí as maiores sujeiras, e exemplos ruins.

  8. João de Deus Diz

    Isso é pra esse bando de servidor público bunda mole aprender a votar, esses governos de extrema direita odeiam o servidor público concursado, por eles só existiriam prestadores de serviço temporários sem garantias nenhuma, até na hora de pegar um pé na bunda não tem direito a nada, esse fdp adora um trabalho escravo!

    1. Pingo Diz

      Ah. Você é daqueles cachorros que nao vêm a hora de voltar ao vômito.

  9. Conthrah Eskerdopathas Diz

    Certíssimo ministro. Kalaboka advogado de porta de cadeia. Servidor não está cumprimlndo mais que sua obrigação. Acorda esquerdalha. Vai ser comunista na Venezuela.

  10. David Diz

    Faltando um ano para sair com todos direitos a que faço jus, com uma canetada, tiram um dos poucos direitos que tenho. Medalha não se ganha durante a guerra, somente tiros.
    Pior quando é fogo amigo.
    Traição total.
    Ah, e se ele não sabe, policiais não recebem hora extra.

  11. Felipe (Advogado e servidor) Diz

    Que absurdo, total descaso com os servidores da saúde e da segurança que atualmente tem colocado mais do que nunca suas vidas em risco no exercício de suas funções pelo bem da pátria.
    Não obstante, não é de hoje que esse indivíduo trata com desprezo os servidores de todo país, com uma visão pífia da realidade e estereótipos ultrapassados.

    1. Joana Diz

      Sou servidora pública e o ministro está mais do que certo. Quem é inteligente não vai dar interpretação diferente do que ele mesmo quis dizer. Aff. Imprensa tendenciosa.

      1. Rosangela Diz

        Quem fala?! O homem da fraude em fundos de pensão, e que entregou 1,2 trilhão aos bancos mesmo com o PIB negativo e a pandemia. Vá trabalhar, Paulo Guedes, vagabundo da especulação financeira.

  12. Rodrigues Diz

    Exatamente!

  13. Monica Maria Diz

    Isso é para os funcionários públicos aprenderem de vez. Esse “senhor” tem um ódio mortal de qualquer funcionário que não tem indicação de amiguinhos e parentes de políticos e que serve à administração e não ao governo. Espero que tenha ficado claro isso.

    1. Angela Salema Diz

      Este camarada deve ter uma frustação enorme!!!! Talvez ….se diz tal sábio mas com certeza nunca conseguiu passar num concurso ou alguma cria dele também não…..por isso a gde inveja dele através de xingamentos é mais um pobre de espírito….neste desgoverno!!!!!!

    2. Hilo Diz

      Se servidores são saqueadores, esses patifes são ladrões…porque eles e seus indicados e puxa-sacos ganham muito mais que a maioria dos servidores públicos.

      1. Andre Diz

        O senhor Guedes é salteador de fundos de pensão

    3. Fredson Rocha dos Santos Diz

      Certíssimo! DÁ qualquer aumento salarial nesse momento não SAQUEAR O BRASIL NÃO, É ASSALTO A MÃO ARMADA. OS maiores salários são justamente do funcionalismo público… ESTÃO TODOS COMPRINDO SEUS DEVER CONSTITUCIONAL.
      Toda categoria deveriam ter VERGONHA de pedir AUMENTO SALARIAL NESSE MOMENTO. NÃO para qualquer categoria ( médico, policiais, bombeiros…)

      1. maria jose Diz

        Pena que que os que tem padrinhos e entram janela não são demitidos pros governos economizarem…os.idiotas colocam todos os servidores no mesmo saco como se todos fossem da elite, vão se informar tapados…tem servidor concursado aqui no Rio que está a 7 anos sem um reajuste porque seu cabral roubou o estado e que o salário não chega nem a 5 mil…então se quiserem falar mal, falem..mas não saiam falando besteira só pra agradar ministros…ele deve ter muita grana…manda os deputados abrirem.mão das mordomias, dos acessores que ajudam eles a não fazer nada…roubam o país e a culpa é dos servidores, dos aposentados…esse ministro está muito estressado, ele e o presidente deveriam ir pescar…só sabem agredir e ofender as pessoas, nós não temos culpa da incompetência desses governos corruptos que ha anos vem saqueando o país…respeito é bom e a gente gosta, depois não venha pedir desculpas não, morde e assopra…quem destrói o pais não são os servidores não, mas sim essa praga de políticos que só cuidam dos próprios interesses e nunca se preocuparam o país, não é atoa que estamos nessa miséria, nesse atraso…

        1. Elenir Xavier Bigossi Diz

          So o auxilio paleto dessa corja de politicos e 3.800 reais…quem e saqueador? Infelizmente os apoiadores do Bozo nao pensam..

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?