O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um aumento em 25% o valor da aposentadoria de alguns beneficiários. No entanto, a alteração é aplicável apenas em alguns casos de aposentados por invalidez. A mudança se trata do auxílio-acompanhante.
O adicional foi criado com o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento equivale a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.
Os aposentados que recebem o benefício, devem ser inaptos de realizarem atividades laborativas. Dessa forma, com a necessidade de um acompanhante, o responsável pela ajuda pode ser uma pessoa da família e não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou contratado.
Como solicitar o aumento
O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Porém, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, poderão solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O INSS ressalta a necessidade de alguns documentos para realizar o pedido, sendo eles: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.
Veja também: INSS: LIBERADO calendário oficial de pagamentos dos benefícios para 2021; veja as datas
Veja Também: Últimas Notícias do Brasil e Fique 100% informado(a)
Quero que criem uma lei que,devolva todas as contribuições pòs aposentadoria,dos que como eu,aposentou e continuou trabalhando,com registro em carteira.
Sim, certamente.
Boa tarde
Fui aposentado por invalidez em 2018, pois sofri um acidente vascular que gerou uma amputação transtibial da perna direita e TB sou CD24 Sendo que eu nunca recebi o adicional de 25%, fiz um pedido via sistema desde o ano passado e o mesmo ainda continua em análise e gostaria de uma orientação.
O meu pedido do auxílio doença está sendo analisado desde o dia 3 de dezembro, devo entrar com outro pedido ou continua valendo o mesmo?ainda estou desempregada e sem condições de retornar,preciso desse benefício até porque é um direito q todos q contribuem ou pararam de contribuir por falta de condições como a minha.obrigada.
Preciso dá ajuda de aconp como faço
Mar
Minha mãe tem 90 anos recebe 1 salário mínimo de aposentadoria e 1 salário mínimo de pensão, tem câncer , mieloma múltiplo e câncer de mama em tratamento. Ela precisa de cuidados 24 horas ! Tem direito a este acréscimo na aposentadoria ?
Boa tarde meu filho recebe BPC ele tem 2 anos e tem paralisia celebral e não tenho como trabalhar eu posso receber esses 25%?
Não posso trabalhar com problemas de saúde e não tenho direito .porque pago INSS se quando preciso não tenho direito de me encostar
No caso de quem recebe o BPC e necessita de
auxílio 24 horas, tem Direito a esse acréscimo.
Sim, concerteza
GOSTARIA DE SABER SE Ó SALÁRIO DESSE MES VAI SER ADIANTADO. PARA DIA 24
NÂO ENTENDI OS DIAS QUE VOU RECEBER, PODERIA, POR FAVOR, EXPLICAR PELO MEU EMAIL, PELO QUE ENTENDI, VOU RECEBER SOMENTE DIA O2/02/2.021.
O NÚMERO DO MEU BENEFICIO, DESPREZANDO O DIGITO É 2.
MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÂO
JOELMA
Eu tomo conta de uma irmã com esquisofrenia ,a nove anos que ela recebe pensão de pai e mãe.Naõ responde por ela, é interditada, pôr isso tenho direito aos 25% do meu salário que sempre foi o mínimo.Eu só faço TD pela minha irmã.Tem MT remédios, e eu TB pôr ter problema de coração .Ela só tem a mim e Deus…