Entregou o Imposto de Renda 2020? Veja se é necessário fazer retificação

Após a entrega da declaração, é importante verificar se há necessidade de retificação

Quem já entregou a declaração do Imposto de Renda 2020, que termina o prazo às 23h59 de terça-feira, 30 de junho, deve conferir se é necessário fazer alguma retificação. Ao retificar, o contribuinte evita de cair na malha fina.

É possível verificar sobre retificação um dia depois do envio do Imposto de Renda 2020. Para verificar, acesse o site da Receita Federal e clique em Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Para ter acesso ao e-CAC, gere um código de acesso. Ele terá validade de cerca de dois anos. Quem já gerou um código de acesso, mas não lembra, pode gerar um novo.

Informe o CPF e data de nascimento e, em seguida, gere uma senha. Clique em Meu Imposto de Renda, que aparece no lado esquerdo da tela. Será mostrado o status do IR 2020. Se houver inconsistência, será mostrado o que precisa ser retificado. Também é possível verificar o extrato da declaração, valor a ser pago ou a ser devolvido.

Quem cumpre os requisitos para declarar o IR, mas perdeu o prazo, pode pagar multa que varia entre R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. A retificação pode ser feita mesmo após o prazo de declaração ter terminado. Apenas o modelo – completo ou simplificado – não pode ser alterado após o prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.