Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Autoescola não será obrigatória para conseguir a CNH; VEJA

A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.

Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:

  • não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
  • ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Veja também: FGTS: Caixa ainda vai pagar mais um lote de até R$ 1.045 em 4 dias

Leia Também:

120 Comentários
  1. Naiara Diz

    Eu concordo plenamente que deve sim acabar com autoescola. Ja fiz dois exames e por nervosismo não passei sendo q nas aulas eu ia super bem. E meu pai que é caminhoneiro desde q me entendo por gente tentou tirar CNH de carreta e não conseguiu. E ainda inventaram um motivo p reprovar ele.

  2. Ricardo Diz

    Cara vejo um monte de especialista em legislação falando e nos comparando aos EUA kkkkk… Cara lá se ultrapassar um ônibus escolar parado vc perde o direito de dirigir e em alguns estados vai até preso

  3. Jo Diz

    Eu sou de Dias D’Ávila eu concordo a muito tempo que tento tira e sem sucesso na verdade sem dinheiro 😔

  4. Taty Diz

    Povo Brasileiro e foda msm kkkk desde de quando é as autos escolas q reprovam os condutores… Quem reprova são os examinadores eles tem nada haver cm auto escolas.. Auto escola segue as leis dos Detrans … Vcs acham certos pegarem um veículo e saírem aí dirigindo aprendendo sem conhecer as legislação de trânsito?..sem saber o q é direção defensivas? Porq vcs acham q Brasil tem tantos acidentes nos trânsitos?? Porq os condutos não aprendeu nada de direção defensivas…. Só se for nas suas regiões q na auto escola na aprendem a dirigir corretamente… Porq na minha ensina sim muito bem..temos aulas de como agir no trânsito. Nos ensinas a respeitar os outros condutores tbm porq via as ruas não é só nossos..muitos pegam a CNH e sai aí dirigindo achando q transito é só deles não respeita ninguém … Auto escola ensina sim quem não aprende ou quem não segue e porq e um idiota q pensa no nele…muitos aí q estão contras são desses tipos de condutores irresponsáveis no trânsito…tchau brigado…por isso país tá do jeito q tá…ninguem faz nada só sabe por culpa nos outros em vez de reconhecerem seus próprios erros…

  5. Lucas Diz

    Um monte de donos de autoescola aqui dando suas opiniões ao contrário da medida. Então que dizer que os Americanos são burros e a gente somos espertos?

    Eu acho um absurdo os preços nas Auto escolas. Se esse projeto não for aprovado tem que fazer alguma coisa para baixar o preço.
    Voltou a repetir, fiz todos os procedimentos no Detran, só falta às aulas de volante e o exame platico, e agora estou preso as auto escolas. Fui em algumas auto escolas próximo de casa, e o pessoal querem tirar só 100 reais do valor total de um exame novo. Até quando nos Brasileiros vamos financiar as reguelias de patrões das Auto escolas?

  6. Mauricéia Diz

    Tem que acabar mesmo,habilitação no Brasil é uma vergonha, só servem pra tirar dinheiro do povo,tem que acabar com prova prática, teórica, auto escola. Muita gente dirige bem e é reprovado por motivos absurdos, são intimidados na hora da prova,ficam nervosos e reprovam,tudo estratégico pra explorar o aluno,que sai da prova frustrado, e o pior ,sabendo que tem capacidade para dirigir melhor que muitos que estão por aí, acabam desistindo por não ter condições financeiras pra ficar tentando. E acabam dirigindo sem habilitação.

  7. Henrique Diz

    Não que seria obrigatório acabar a auto escola poderia ater continuar mais precisa isso 1,900 só da auto escola e 700 do Detran e os exames ? Pra quer esse roubo com os condutores

  8. Marcelo Afonso Diz

    Acredito que muita coisa tem que mudar para se tirar uma habilitação. As auto escolas com 20 aulas ficaram cansativas.
    Para se marcar uma aula é um parto é para marcará prova pior ainda.
    Meu filho começou tirar habilitação em Novembro de 2019, teve o problema da pandemia.
    Retornou já terminou as aulas práticas, fez a solicitação para a prova é até hoje nada.
    Os Detran são órgãos que te roubam na cara dura é é legalizado.
    Isso tem que acabar.

  9. Magaivel Diz

    O que faz um trânsito bom sem erros e acidentes é sobretudo em primeiro lugar educação! Educação não em sentindo de conhecimento mas em relação ao trato com o próximo, isso não se aprende em Auto escola e sim é algo do caráter da índole. E infelizmente essa geração nova o que não tem é respeito nem para com os pais imagina com os de fora! Nada adianta conhecer as leis de trânsito se a maioria esmagadora não respeita nem um pouco e é isso que vemos no dia a dia. O que precisa é diminuir os preços abusivos e não descarta a necessidade da mesma. Outros países nem se compara com um país tão atrasado como esse!

  10. Silvio Diz

    Olha galera , seguinte no paraguay qualquer um vai la paga a carteira uma mixaria e faz tudo rapido , olhem a locucura q ë a sinalização e nao vemos falar de graves acidentes certo , eu concordo se vc vai ser um bom motorista isso vai depender de vc msm o detran e auto escolas sao falhos principalmente com pessoas anciosas cade uma psicologa pra ajudar esse pessoal no pacote q é pago sei te amigos q mandam bem pra caramba e na hora é tomado pelo nervoso e ai a auto escola e o lixo do detran agradece … Tchau brigadu.

  11. José Francisco de Souza Diz

    Já deveria acabar com essas alto escolas a muito tempo quem sabe dirigir tinha que ter carteira quem não sabe deveria fazer um curso de direção

  12. Maria Diz

    Sou de acordo com o projeto. Acho que já está passando da hora destas autoridades rever estas leis, que tanto obriga as pessoas frequentar autoescola no processo de cnh, como também usar o carro ou moto da autoescola no dia do exame. Porque uma pessoa que já sabe dirigir e possui carro ou moto, precisa usar o veículo da autoescola na hora do exame? Quando tirei minha cnh há vinte anos,foi no meu carro. A lei ainda permitia fazer exame no próprio carro. Este é um dos pontos que encarece o processo. Pagar aluguel de um veículo por cinco minutos, ou até menos, dependendo da situação. É muito comum na hora do exame, carros ou motos estarem desregulados, por conta do uso contínuo de candidatos. Ás vezes quebram na hora do exame, você acaba tendo que usar outro veiculo, deixando o candidato inseguro. Não sou contra as autoescolas. Sou contra a burocracia criada por leis que não acrescenta nada na vida das pessoas.

  13. Luciana Araujo Diz

    Concordo com mudanças,os Detrans deveriam mudar as aulas práticas,pq não é só ir fazer baliza e percuso,que faz vc motorista e no dia a dia.
    Mal vc entra no carro já tá reprovado,intimida o aluno
    E realmente depois diz que seu instrutor ensinou errado
    Deixa então o instrutor te avaliar,se foi bem vc está aprovado ,senão vamos fazer outro dia
    E não tirarem tanto dinheiro,não só ganha auto escola como os Detran tbm

  14. Rhaffa Diz

    Já era pra terem tirado essa porcaria de Auto escola faz tempo. Só come dinheiro do povo dos Otários não ensina ninguem a dirigir. Super concordo de tirar essas porcarias que não acrescentam em nada . Já querooooo o fim dessa praga que só suga o dinheiro dos pobres.

  15. Maicon Diz

    Eu sou totalmente a favor. Primeiro que a auto escola não ensina a dirigir. Ela ensina a vc passar no percurso pra passar na prova. Porque dirigir mesmo ela não ensina. Os alunos não podem passar da 3a marcha e nem dos 40km/h. Isso não é dirigir. Hoje em dia com tantas rodovias de 100, 110, 120 km/h. Vias de 70km/h nas cidades. Entre tantas outras situações a mais. Isso q auto escola não ensina. É mais um jeito de tirar o dinheiro do povo. Sem contar que na aula de moto, nem na rua vc pilota. É num percurso desenhado no chão. Não tem nada haver com uma rua de verdade.
    Auto escola é desnecessária, pois ela não te ensina a dirigir, te ensina a passar pelo percurso deles.
    Obriagdo pela atenção

  16. Mery Diz

    É um absurdo o despreparo dos instrutores. Sem didática não entendem que cada caso é um caso.me senti humilhada por ser taxada de burra lerda etc na auto escola.simplesmente não valeu nada.por precisar dirigir pedi socorro a um vizinho que me ensinou o pouco para dirigir meu carro que é automático. Gastei muito dinheiro pra nada.faltou interesse além da discriminação por eu ser do interior .muito bom acabar com esses lixos.

  17. Ricardo Diz

    Devemos analizar a proposta como um todo estamos falando de quase 200000 empregos … Sem contar em um retrocesso absurdo nas normas de trânsito demoramos muito pra ter um trânsito menos letal no Brasil… Justamente por temos pessoas habilitadas sem nenhuma instrução ou conduta, que aprenderam a dirigir com o avô que tinha um Fusca ou um caminhão que morria se parasse de acelerar e que nem seta tinha direito … Concordo que o processo deveria ser menos burocrático e menos custoso … Mas isso e mais fácil de conseguir se mudar o sistema de exigências para ser gerir uma autoescola e o combustível e o fator determinante para o valor da CNH … Acho que o curso teórico deveria ser facultativo a curso prático não.. e não e a autoescola a responsável pelas reprovações e taxas e sim o estado estão atacando o lado mais fraco pra fazer fama … E aquilo vamos pegar o menor pra agradar o maior

  18. Silvina Diz

    Estou torcendo pra q isso aconteça, Auto escola exames de baliza e de rua e uma pressão psicológica acho q não precisa tudo isso …

  19. Valdecie Diz

    O povo buzina para todos os lados,mais nunca acreditei no ser humanos é um projeto que nunca deu certo é com a nova geração vai ser bem,mais pior.

  20. Claudinei Diz

    Com auto escola obrigando a frequentar aulas o povo brasileiro é mal educado no trânsito, não dá passagem , só buzina o tempo todo, não para na faixa de pedestre, imagina se aprovar essa lei , ai vai piorar 100 vezes mais, acredito sim, que os preços são abusivos e deveriam ser reduzidos mais sem aulas para aprender a dirigir, ou aprender a dirigir com avô, com pai , com tio e insustentável.

  21. Renan Diz

    Acho que toda a legislação de trânsito dos EUA poderia ser copiada pelo Brasil. Eu daria ctrlC/ctrlV e só mudava o nome.

  22. Rosa Diz

    Muita gente é daquele tempo mais antigo que nao tinha a oportunidade de estudar como hoje por isso a gente nao consegue passar nas provas teoricas mais a maioria tem a consciências de seus atos por isso as vezes a gente dirige sem carta e dirige com medo.a CNH é apenas um papel que nao tem muita importancia pois e responsabilidade de nossos atos vem de cada um,governantes olhem para nós porque somos nós os mais pobres que carregamos esse brasil nas costas!

  23. França Diz

    Meu amigo quando vc diz no Estados Unidos! Lá e outro mundo aqui e Brasil!!

  24. Neno Diz

    Concordo com a pl! E concordo também em estrangeiros não opinarem por aqui.

  25. Tais caetano pereira Diz

    Auto escolas e umas máquina exploradora do povo brasileiro na onde uma CNH da quase 3 salários mínimos isso não existe só aq mesmo nesse país lixo opressor não faz nada para melhoria do povo só aumenta os preços das multas para encher os bolsos deles EO povo na miséria estou totalmente de acordo com essa reforma sem exploração no bolso tem países q CNH e de graça eles vê como um documento q o ser humano precisa e não cobram nada chega de aceita tudo q esses políticos ladrão fazem com o povo brasileiros isso e um roubo e não melhoram nada com pedágios absurdo os asfaltos tudo fundidos eles só arrumam na onde eles moram EOS condomínio da burguesia classe baixa q sofre

  26. Marcos Diz

    Auto escola deve ser opcional sim e DETRAN não deve cobrar taxa o cidadão já paga muitos impostos isso é roubo 👎👎👎👎👎👎

  27. Jacinto Diz

    O maior problema dos acidentes é falta de educação. Defeito no veículo é desculpa. Absurdo é fazer exame de baliza.

  28. Ricardo Muller Diz

    Fazem tantos comparativos com os EUA, se esquecem que lá, os carros são automáticos, se aprende como se comportar no trânsito nas escolas, lá existe respeito as regras de trânsito e fiscalização eficiente e efetiva, experimentem avançar um sinal ou placa de Pare, ou ultrapassar um veículo escolar, lá, e vejam o que acontece. Aqui , nada acontece, e os carros são manuais, com embreagem, precisam de muita habilidade desenvolvida pra dirigir. Quem reclama do sistema, é quem não merece ter CNH, por falta de habilidade.

  29. Neto Diz

    Correto, nos Estados Unidos é assim, não tem autoescola vc aprende com alguém que tenha CNH, depois vai no departamento de trânsito, faz a prova teórica na hora e se quiser já faz a prática, tudo a um custo irrisório.

  30. Bruno Diz

    Tem que acabar com a mamata do Detran! Milhões pagos pra eles montarem uma estrutura ridícula com umas tendas de plástico com um monte de gente que se acha a ultima bolacha do pacote! Pra te reprovar por coisas absurdas e ridículas também !
    É Duda pra tudo! Vc faz o processo todo, paga mais de 2000 reais e no final, ja aprovado em tudo, tem que pagar mais um Duda só pra emitir um papel!!!! 150 e poucos pra emitir um papel!
    É muita sacanagem!
    Por isso que tem um Monte de Político e empresário só de Iate! Não produzem nada!
    Confiscam nosso dinheiro suado em taxas, pedágios, multas! Enriquecem e nem sabemos quem são! Brasil, país lixo!

  31. Maiquel Frohnhofer Diz

    Simplesmente Brazil fabricando “brasileiros”… Será sempre um ciclo infelizmente…

  32. Paulo Dellatorre Diz

    O Detran não preserva a vida e sim arrecadar dinheiro de multas e taxas pra mim essa CNH jamais deveria ter sido obrigatório com auto escola, mas como temos uma máfia organizada para arrecadação assim como os pardais em locais sem necessidade, mas estamos no Brasil e pelo firma como o STJ age o que esperar do resto.

  33. Anthony alves Diz

    Auto escola só serve pra tirar a CNH pois elas só ensinam o básico pra se conseguir a CNH ,eu acho que deveria ser facultativo a ida pra uma auto escola,pois antigamente não era obrigatório. Eu sou habilitado a muitos anos sem ter ido a uma auto escola e conheço muito gente que nunca foi em uma auto escola e dirige muito bem

  34. Ivan correia de Andrade Diz

    Concordo plenamente!!!
    Tem que acabar com os cartéis chamados auto escola. Quem está contra é porque com certeza tem vínculo com auto escola e explora o povo brasileiro…

  35. Jeferson Diz

    Esse deputado n sabe o que tá falando com essa lei ridícula auto escola são essenciais para a formação dos motoristas e outra disse que o processo se tornaria menos caro e menos burocrático até parece vai ser ao contrário pra de ter certeza lamentável

  36. Walyson Diz

    Meu amigo na época que tirei a minha habilitação eu não precisei frequentar auto escola eu aprendi dirigir observando o meu pai a conduzir o carro dele não precisei frequentar aulas .eu peguei o livro da auto escola estudei em casa .fiz a prova do Detran passei sem precisar de intermediários tem 22 anos que tenho a minha habilitação

  37. Wellington Diz

    Há quem diga que isso não irá dar certo mas pensem já que queremos imitar tanto os EUA porque não começar facilitando em tirar uma CNH lá sempre foi assim vc aprende com um conhecido e depois vai na auto escola fazer o exame de rua sem burocracia sem drama e sem abusarem do seu psicológico como fazem hoje.
    Acho que não só deveria mudar as auto escolas mas também o detran que sempre sai ganhando com tudo isso.

  38. Walyson Diz

    Meu amigo na época que tirei a minha habilitação eu não precisei frequentar auto escola eu sabia dirigir observando o meu pai a conduzir o carro dele não precisei frequentar aulas .eu peguei o livro da auto escola estudei em casa .fiz a prova do Detran passei sem precisar de intermediários tem 22 anos que tenho a minha habilitação

  39. MARIA das dores Oliveira Costa Diz

    Eu mesma gastei uma fortuna, primeira vez minha palta venceu. Motivo estava passando mal tive quê pagar mais um absurdo pra fazer de novo.depoisl sai com o carro esqueci o cinto segurança, andei nem um metro mandou parar descer do carro e tirar o cinto.umaexploracao.depois foi na baliza tinha treinado fazer né carros aí Mudou pro crone deu tempo de fazer só duas aulas.infelizmente esbarrei no nomeio fio. Fui reprovada de Novo. Foram três bancas. Desisti pois já tinha gsstado muito dinheiro. Resolvi dá um tempo.ágora tô pensando em voltar. Era tanta coisa pra pagar meu Deus me quebraram na época kkķk.fis três provas escritas passei em todas. Mais na rua eles gualguer coisinha nem deixava a Pessoa saí do lugar. Isto era um absurdo. As Pessoa em si. Já ficavam nervoso.fis muita aula de rua. Não me deparo a carteira pôr nada. É tanto quê até hoje tudo quê estudei nas aulas teóricas não esqueci. Espero passar de primeira ágora quando for fazer de de novo. Fiquei até doente pôr csuas disso.espero melhorias. Se aprovarem está lei vai ser muito bom.quanto acidente citado ne outras comentário não têm nada. A ver se tiver de acontecer acontece. Com motoristas de anos de estrada. Fica minha opinião.

  40. Celio R Diz

    Boa boa tenho CNH na categoria A e categoria C e não precisei da auto escola pra aprender dirigir e tenho as CNH a 19 anos e graças a Deus nunca cometi sequer uma infração grave e não vi nada d diferente pra aprender na auto escola

  41. Walter Diz

    O problema tá em três pontos o primeiro é o custo o segundo a legislação e o terceiro o código penal de trânsito não adianta ficar facilitando projetos para ganhar votos para futuro. Tem q mexer o que já tem e melhorar todos os setores.o sistema já ganha muito como plano de saúde e Seguro e outros q o governo abocanha ganhando muito dinheiro do povo já sem futuro.

  42. Adilson Diz

    A velocidade de tramitação disso vai depender do lobby das auto escolas e dos políticos que são proprietários ou sócios de empresas. Mas eu concordo que deve ser opcional a frequência em auto escola.

  43. Gilmar Ribeiro Da veiga Diz

    Sobre a CNH nao ser preciso de uma outo escola pra mim nao precisava nhem ter carteira se vc sabem dirigir ja basta esse que defenden as outos escolas sao donos que vai acabar com a robalheira e tem gente que diz que tem ter estudo isso e so burros jamais estudo precisa pra ser motorista ai fica meu prostesto

  44. Vivaldo Galdino dossantos Diz

    Tomara que seja aprovado .tem motorista que tem carteira já fais merda .se aprova eu vô gosta .

  45. Thobias Diz

    Ah claro, em um país com o maior índice de mortalidade no trânsito, facilitarem o processo de habilitação com certeza vai melhorar esse índice! Tem bem certinho hahahaha

  46. Arthur Diz

    Tomara que dê tudo certo, acabar com essa burocracia ridícula das auto escolas, bando de aproveitadores.
    Não acrescentam em nada, aliás ao contrário, são um atraso pra sociedade quer precisa andar com as próprias pernas sem intermediários para nos sugar.

  47. Augusto César Diz

    Não concordo! O que aumenta os custos da CNH são, taxas do detran, que chegam a mais de 500 reais em alguns estados, isso sem reteste, gasolina caríssima, manutenção dos veículos, manutenção das dependências (prédio da autoescola e a pista de treinamento), é o quadro de funcionários. A quem diga que hoje em dia as autoescolas ganham rios de dinheiro, onde isso? Pra você que pensa assim tudo é fácil, mas parou pra pensar na burocracia de abrir uma, motos tem que ter no máximo 5 anos de fabricadas, carros no máximo 8 anos, etc… Ou seja o Detran impõe regras baseadas em resoluções para abertura, manutenção e fiscalização das autoescolas, assim, como qualquer produto comprado no mercado dependerá do custo no geral. As autoescolas tem papéis fundamentais, como auxiliar o candidato junto ao Detran, em todas as provas, geralmente é ela quem realiza todo processo entre Detran/aluno, ou você acha que o Detran ira facilitar?. Hoje qualquer um enfrenta fila pra tudo que vai fazer no Detran, imagina sem as autoescolas… Kkkkkk aulas teóricas são essenciais para o conhecimento das leis de trânsito, pois existem muitos “motoristas” que não sabem nem o por que a placa de pare tem aquele formato. E acho sim que poderia aumentar o número de aulas práticas, pois com 20 aulas acho muito pouco. No mas é isso, espero que tenha conseguido expressar a quem ler a importância da autoescola e a necessidade de desburocratizar o Detran quanto as autoescolas e a arrumar meios para baixar os valores por trás da CNH.

  48. Rosa Diz

    Bom… acho que seria perfeita é claro que deve ter mais ajustes! Tem muitas pessoas que nao tem dinheiro e escolaridade suficiente para passar em uma auto escola! O importante é ter responsabilidade e consciência pelos nossos proprios atos!

  49. Deuszedina Luiz Tavares Diz

    Seria uma ótima medida, mas acredito que o DETRAN deveria fornecer o caderno de estudo para as provas teóricas e nós aprenderíamos as aulas práticas com instrutores particulares ou alguém conhecido que já tenha a CNH.

  50. Cleonice Diz

    Isso vai da merda,se com a auto escola já tem motorista que não tem noção nem uma imprudência no trânsito,motorista que não tem respeito,não respeitam velocidade
    Agora imaginam sem auto escola
    Eu mesma precisei de fazer 5 balisas pra passar
    Agora passa todo mundo

  51. Thiago Florianópolis Diz

    Medida bem de desgoverno. Golias dos Yankees. Ao invés de mudar o que as autoescolas fazem e como praticam, quer ajudar a formar mais péssimos motoristas como temos no pais. Desgoverno caótico.

  52. Maga Diz

    Tem quer ter pelo menos vídeos aulas.
    Imagina um jovem com CNH sem fazer auto escola ?? Carro e trânsito é uma arma perigosíssima !

    Esse Kim Katacoquim não é de confiança !
    O pilantra quer encontrar uma irresponsabilidade para ser aprovado e ser reeleito e conseguir continuar na política ! Cuidado com esse político !

  53. Rogerio Diz

    O Brasil avança, pois a contração do serviço de ensino por profissionais que custeiam caro a sua formação devem ser valorizado a venda do serviço educacional seja lá que campo for.
    Outro ponto que se pode ressaltar é o exemplo de curso auto instrucional e EAD que parece não ser bem aceito, já que só quem faz é quem tem interesse.
    Avança Brasil e saibamos negociar os serviços que nos dão futuro e não grupos que só servem para explora os recursos financeiros dos Cidadãos e atrasar o crescimento econômico, politico e social.

  54. Luiz Diz

    Ótima proposta para melhoria e acabar com corrupção dessas auto escolas!!! Melhor para o povo q tem o sonho de obter seu direito de dirigir…

  55. Wagner Diz

    Tem que voltar como era antes mesmo, é um absurdo o que essas auto escolas cobram das pessoas o lucro deles é muito alto.
    A pessoa é reprovada tem que pagar tudo de novo.
    Tem que acabar com a farra das auto escolas.
    E não havia tantos acidentes antes parece que as pessoas não estão aprendendo nada é cada coisa que se vê, ultrapassa pela direita em curvas trafegam pelo acostamento tá um caos.

  56. Marcos Cardoso Diz

    Ainda sim será necessário um instrutor credenciado não vamos fazer confusão com a proposta.

  57. Juliano Ramos Diz

    Essa galera do CFC gosta de um empurrão do Estado. Isso já deveria ter acabado, deveriam colocar simuladores para esses carros de auto escola sumirem do trânsito que já é ruim sem eles.

  58. Dayana Andrade Diz

    Ta, mas aí eu aprendo a dirigir com quem??? Vou ter que pagar o autoescola do mesmo jeito, cada um tem um jeito de dirigir, se eu aprender com o meu esposo ou com meu pai, eu vou me reprovar na prova prática né…vai adiantar do quê?? Só vai tirar o dinheiro do bolso da galera que acha que essa lei vai “ajudar”, essa nova lei é PERIGOSA! Vai te enganar!

  59. Nilza Diz

    Boa tarde! Não creio que seja a auto escola a vila dessa situação e sim o DETRAN, eles colocam.valores em tudo, paga para abrir pauta se paga pra tudo mas elas são normas do Detran

  60. Michael Diz

    Sou instrutor teórico e prático há 10 anos, fui motorista de ônibus, já peguei carreta, ou seja , acho que falo com propriedade quando digo que esse país estará em um caos maior, time que está ganhando não se mexe.
    EUA funciona assim,
    E olha o caos que é o trânsito lá.
    Olha o índice de mortalidade no trânsito na Rússia, EUA.
    A maioria por imperícia e por falta de atenção.
    No Brasil é por imprudência e negligência.
    Triste…..
    Na questão dos alunos sempre há várias desculpas.
    Começa na teórica.
    A MAIORIA só mexe no celular.
    Na prática quando o aluno começa a ir mau perto do término começa colocar culpa no carro.
    Fala que o carro tá diferente, normalmente porquê o papai vai brincar de instrutor pois não quer pagar mais aula.
    E acaba estragando o aluno….
    Claro que sentirá diferença de um carro para outro.
    Depois o aluno reclama do instrutor pois acha que a metodologia não ajudou.
    Pooooor Último depois de meses de fracassos
    Por causa às vezes dá família aí o aluno vai se tocar que não é igual a maioria que tem uma cabeça boa para aprender.
    Ou não se dedicou o suficiente.
    Graças a Deus nosso CFC tá em primeiro lugar no índice de aprovação Detran PR.
    Nossa equipe é muito boa.
    A maioria com mais de 4 anos de casa.
    Lamento se aprovarem essa lei.
    CFC há muitos custos, alguns estrapolam.
    O nosso CFC é um dos mais em conta de Curitiba, R$1800,00 para tirar a CNH.
    Nossas avaliações são ótimas.
    Conheço todos os examinadores do Detran tarumã Curitiba.
    Todos são íntegros.
    Os alunos que reprovam alí é porquê não é o momento mesmo, acreditem.
    Examinadores vem de outros estados e cidades treinar com eles.
    Se essa lei for aprovada haverá muitas mortes +.
    Lamentável…..

  61. Junior Diz

    No caso seria melhor e colocar o pessoal da corregedoria junto com os examinadores no dia do exame do aluno.
    Não estou falando em corrupção .

  62. Bento Diz

    Na minha opinião esse modelo não servir os enstrutores vão cobra caro.
    E as cargas horárias como fica.
    Para mi um pai ou uma mãe um tio um amigo poderia muito bem ser um instrutor. A ideia é desboracretesa e não complicar.

  63. de santana Diz

    Tirei a minha sem precisa de auto escola…só precisei de um habitado com 2 anos de carteira..gastei só no laudo…tinha que ser opcional…segue um protocolo caso venha perder um laudo seria obrigado a fazer auto escola…neste país só tem espertalhões quando é obrigatório custa os olhos da cara… quem lembra das inspeções veicular e extintor? No dia que ficar opcional vai baixar os custos pela metade ou mais

  64. Neida Diz

    Vai ser bom se for aprovado pois é tal de reprova nas provas do Detran. só se perde dinheiro no auto escola

  65. Lorenzo Haddock Diz

    Acho justo
    As auto escolas escravizam os instrutores, extorquem os candidatos e ainda fazem máfia junto aos Detrans para reprovar e devolver os candidatos para lucrarem mais.
    Todos os dias tem centenas de pessoas fazendo 18 anos e todas elas querem ter liberdade pra seguir suas vidas, e no mundo moderno todos os caminhos exigem documentos.
    Dessa forma nunca faltará candidatos e nem instrutores com a agenda lotada.
    Ainda mais que hoje 90% das vagas de emprego exigem CNH, seja para um guidão ou um volante, visto que a indústria tende cada vez mais a acumular funções para reduzir gastos.
    Quanto a qualidade do ensino! Isso nunca foi mérito de auto escola, e sim da capcidade intelectual de cada candidato.
    Quando fiz auto escola o instrutor mal dava bom dia; pegava seu jornal sentava em um banquinho e me deixa sozinho fazendo o percurso sem a mínima orientação.
    Lembro que só falou comigo no primeiro dia, que foi quando ele me deu a chave, e disse!
    – A primeira é marcha de força, serve pra sair e subir ladeira, as outras é velocidade e aqui fica a ré, 😳😳😳 e o percurso e esse aí, vai ser o mesmo no dia da prova!!!
    Então posso dizer que aprendi praticamente sozinho vendo vídeos na internet, conversando com outros candidatos e me dedicando bastante aos estudos de legislações, nunca sofri acidente e nunca cometi infrações de trânsito.

  66. Eliete de santos Santos Diz

    E o Detran buscando lucrar mais e mais.
    E como fica os investimentos feito pelo donos das autoescolas? E as pessoas que trabalham lá, fico irritada com tanta mudança pelo Detran, vira e mexe ele acha um jeito de tirar dinheiro dos cidadãos. Até quando vamo aceita isso tudo, tá na hora de para não?

  67. Adriana Brito Diz

    Tendo instrutores particulares, quem vai fiscalizar o preço a ser cobrado e as atitudes do instrutor? Quem vai fornecer o carro? Pode até ser uma boa proposta, mas como isso vai funcionar e que diferença real vaI fazer na vida do cidadão? Não seria mais viável apenas obrigar o Detran e às auto escolas reduzirem os preços?

  68. Camila Cristina Diz

    As auto escola deveria a baixar o valor da habilitação por que tá um absurdo o valor $2400 para tira uma habilitação como que uma pessoa consegui tirar uma habilitação ganhando um salário mínimo e pagando aluguel …..

  69. Ricardo Diz

    No Brasil toda lei é válida quando para beneficio próprio, todos nós deveríamos saber um pouco sobre moral e ética, não é só ficar falando bobagem em Internet, isso é para um bom entendedor .

  70. Rogerio Diz

    Parabéns pelo projeto de lei, pois tive um prejuízo gritante quando fui adicionar a carteira A a C que tenho a 28 anos de direção.
    A auto escola se apropriou de todas as 15 aulas que paguei não me devolveu o dinheiro, um dos donos parece que já estava até sabendo do que estava fazendo em relação aninha Pessoa que tomou atitudes inaceitáveis para não devolver o valor.
    Meu prejuízo a época foi de R$ 1.050,00.
    Após o episódio para ver se realmente voltaria o gosto para tentar pilotar. Contratei um instrutor legalizado e com carteira junto ao Detran e com uma única aula Ele me ensinou a pilotar, chegando até a passar a 3 macha.
    Após fui para outra auto escola e paguei novamente todas as aula e tirei a carteira no DETRAN.
    Eu mesmo peticionei uma ação judicial , tendo a auto escola fraudulenta mudado de nome que ja fazia constantemente, não me pagou e estou com um crédito judicial para receber sabe-se lá quando.
    Não desmerecendo as auto escolas, mas tem muito instrutor bom que dar aulas em altíssimo nível de forma particular. Sei disso muito bem.
    Quem quiser consultar o meu processo público no JEC o número é 0000272-95.2019.8.19.0204.
    A lei permite Docentes particulares e outros profissionais liberais, por que não tal Professor também não pode exercer tal ofício com isso até a economia Estatal gira.

  71. Aleksander Diz

    Tendo auto escola ou não …é preciso saber que ,se não haver educação não há nada…e não é somente educação de escola …é de casa que se sai uma pessoa que se respeita a ordem do direito de ir e vir sem prejudicar o próximo…obrigado pela atenção

  72. Katia rosa Diz

    Sou instrutor de transito e tenho certeza que a aprovacao do projeto so tende a melhorar ,tanto no aprendizaso como no custo p o candidato.
    Hje as autoescolas cobram aa taxas tdo em dobro do que o Detran estabelece.
    Ja esta passando da hora de mudar e vai swr bom p todos tanto p os candidatos qto p o profissional que o aluno optar. Desde que seja credenciado junto ao Detran.

  73. Luciano Diz

    Auto escolas são máfia, estou com minha habilitação parada devido o alto preço. Já fiz todos os exames, só me falta as aulas práticas e aprova prática. Fui na auto escola e a recepcionista falou que iria tirar 100 do total de um exame novo.

  74. Ismael pinheiro de Oliveira Diz

    Eu não aprendi dirigir em auto escola mas nunca me envolvi em acidente graves tenho mais de 30 anos dirigindo as al escola só servem pra ganhar dinheiro das pessoas

  75. hahahaha Diz

    “Os radares escondidos que foram os responsáveis por casarem minha carteira e aí ?”

    hahahhahahaha o cara descumpre as normas e bota a culpa na fiscalização, a cara de pau não tem limites.

  76. Marcelo de Almeida Maia de Paula Diz

    Curso para portar arma!!!!
    Não vamos fazer….
    Curso de Salva vidas!!!
    Não vamos fazer….
    Curso para médico!!!
    Não vamos fazer….
    Para quer fazer cursos nascemos sabendo tudo….
    O Brasil está virando uma Zona…

  77. Rodrigo Campos Diz

    O trânsito no Brasil mata mais que qualquer guerra mundial! O brasileiro infelismente só dá valor nas coisas sentindo no bolso….automóvel na mão de um imbecil é um fuzil na mão de uma criança.essa lei não pode ser aprovada nunca e sim dobrar o número de aulas investir ainda mais nos instrutores exigir mais dos alunos pois vejo uma auto escola como a primeira faculdade do adolescente ontem ele tinha 17 adolescente 24 horas depois 18.pra terminar é só você dirigir por algumas horas em qualquer rodovia do país vera inúmeras imprudência de homens que se acham semideuses.

  78. Alex Diz

    Eu particularmente não acredito em contos de fadas, se eles facilitar de um lado pode ter certeza que do outro eles ganham, porque isso aqui é Brasil.

  79. Odair Diz

    TUDO INDO NA CONTRA MÃO AQUI NO BRASIL. AO INVÉS DE APERTAR MAIS, VÃO AFROUXAR. ESTÃO LIBERANDO MUITAS CARTAS E PESSIMAMENTE INSTRUÍDOS. POR ISSO ESSA CALAMIDADE DE ACIDENTES. VAI TIRAR AUTO ESCOLA, MAS TRIPLIQUEM AS MULTAS.

  80. José Carlos Diz

    Já gastei quase 3 mil reais para o meu filho tirar a cnh a auto escola sempre inventa uma taxa para ser paga isso tem que acabar depois que consegue recebe uma carta provisória valendo por 1 ano isso é um absurdo

  81. Marcos Diz

    Realmente na teoria tudo é lindo mas na prática agente sabe que não vai dar certo, com as auto escolas já tem motoristas ruins imagine se acabar, concordo que tem que desburocratizar, mas não acabar de vez, imagine quantos pais e mães de família vão ficar desempregados ,sou instrutor de auto escola e já dei aula pra pessoas que já dirigiam a muito tempo sem CNH 5 ou 10 anos dirigindo sem CNH, que relata que dirige a muito tempo mas não sabia das regras e algumas dicas que passamos durante as aulas, depois de todo o processo até nos agradecem e viram realmente condutores e passam a respeitar as leis do CTB e respeitar a vida, tanto de quem está dentro do carro, como dos pedestres ciclistas e etc.

  82. Rosilene Diz

    Ele nem sabe direito como funciona. Ele precisa primeiro arrumar o DETRAN , que todo ano aumenta no valor do Duda , da clínica isso ninguém abre a boca . As auto escola são vítimas na dentro dessa burocracia . Criaram o tal do simulador as auto escola ficaram endividado e depois deixou de ser obrigatório . Mas tiveram que continuar pagando o que não usava mais. O Detran sempre inventa as coisas e depois acaba , isso ninguém fala nada.
    Me poupe dizer que as auto escola são os maiores problemas.

  83. Elizabete De cassia Xavier Rocha Diz

    Já passou da hora de acabar com a regalia das auto escolas,cobram um valor absurdo pelas aulas,exigem muito dos alunos e muitas das vezes nao ensinam nada.

  84. Felipe Diz

    Ainda acho que tem algum golpe, deputados envolvido querendo ganhar dinheiro de qualquer forma, aí pega uma auto escola daqui outra dali, paga uma moeda e fica na mesma, detalhe, auto escola e Detran, pois não tem gente mais ladrão do que no Detran, reprova o aluno e passa para auto escola aconselhar ele a pagar o quebra, já trabalhei na auto escola e sei bem como funciona, hoje um quebra para não ser reprovado 1200 reais, pior que até polícia envolvido no esquema , esse é o BRASIL .

  85. Carlos Diz

    Mais uma proposta furada e de auto promoção. Porque não faz um projeto para reduzir as taxas que cobram dentro dos detrans (habilitação, licenciamento ).
    E qual valor esse profissional autonomo vai cobrar nas aulas e tera uma quantidade minima de aula saber ? E no dia do exame quem ira fornecer o veiculo ? E quem irá informar e controlar as aulas para os detrans ? Ou seja muitas perguntas, poucas respostas. Típico, faz primeiro, bagunça tudo e depois ve o que faz.

  86. Matheus Firmino Diz

    Quem pagou a auto-escola , se ela lei for aprovado , eles devolver o resto do dinheiro , pq acho que até o valor vai abaixa neh.
    Quem puder me ajuda aí .
    Obrigado pela atenção .

  87. Andre Diz

    Tomara que passe já está demorando. CHEGA DE EXPLORAÇÃO O POVO BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS.

  88. Thiago Diz

    Essa ideia de não ter aula teorica e muito boa por que tem pessoas que dirige bem mais não sabe ler pra tira a carteira

  89. Nino Diz

    Até hoje eu nunca vi um motorista dirigindo nas regras qui auto ensina.só dinheiro fácil dessas auto escola

  90. CARLOS HENRIQUE ALVES Diz

    Tenho a carteira cassada por multas
    Quer dizer que nao sei dirigir mais tenho que tirar outra carteira.
    Os radares escondidos que foram os responsáveis por casarem minha carteira e aí ?

  91. William Diz

    Nós Estados Unidos só fazem 2 aulas práticas e não tem tanto acidente.

  92. Pedro Henrique Diz

    Tá mais que certo, tem que acabar com a farra das autoescolas, com preços absurdos e ainda tem a cara de pau de reprovar o aluno de propósito, pra poder ganhar mais em cima, bando de sanguessugas.

  93. JUNGER Diz

    Concordo plenamente reprovação vira lucros para (restituição)

  94. Conceicao Diz

    Eu nao acho que cfc nao sacameia nao ela presta serviço .depende .do orgao cfc gera servico..acho quem esta afavo destalei .esta atras de ser eleger. Inventaram .biometria tudo que fizeram foi pra aimenta preco pois cfc tem muito gasto.niguem aprender dirigir com 20 aulas . Ser esta lei passa .vai vira bagumca naovai te horário. Pra treino…cfc gera .emprego.imposto. paga iss inss.olha vamos espera
    Agora mesmo niguem consegui agenda mada de 1 .cfc esta ali.no mesmo lugar .pra reclama sera que nova lei vai .da seguramca .tufo nem mas anova lei os alunos tem que te garamtia .que vai termina .. vamos espera vamos torcer

  95. Antonio Diz

    Acho certo não ser obrigado a auto escola,porque tem gente que sabe dirigir certinho e tem que enfrentar essas auto escolas ,paga tudo em uma auto escola matrículas etc,etc se vc precisar um xerox eles tem a cara de pau de cobrar tem que acabar msm com está obrigatoriedade.

  96. Maria de lourdes Jandre da Cunha Siqueira Diz

    Tem que mudar é a prova prática, pois um motorista pode ter vários anos de carteira e deixa o carro morrer, mas um.aluno no dia da prova se deixar é reprovado!!!os pontos de reprovação tem que ser avaliada tb,pois já ficamos nervosos com 2 instrutores do seu lado!!!

  97. ADRIANO Diz

    Quem disse que não vai ter exame ou teste de condução ? O cara quer descomplicar e vocês ama burocracia !

  98. BEATRIZ DA CRUZ LEMOS Diz

    Adorei o projeto 👏

  99. Eleusa Maria Araújo Torres Diz

    Esse projeto é bom .
    Mas 1 ano para quem nunca conduziu um carro e pouco devido horas e vagas para os alunos praticarem .
    Mas mesmo que tentem votar o mais rápido pois tem muitas pessoas que não podem pagar .pa4a 3ssas pessoas e uma chance de ter até um trabalho melhor.
    Eu mesma não consegui durante 1 ano .
    E os examinadores aqui em Minas Gerais são muitos exigentes.
    Os pontos em relação às faltas deveriam aumentar tbm pq 3 e muito pouco .
    Nos ajude .
    Para mim não é luxo e necessidade pois meu marido tem deficiência.
    E depende de mim
    O examinador me reprovou uma vez por eu ter parado o carro em cima da faixa de retenção.
    Outra vez por eu não ter olhado tanto no retrovisor.outra pq eu deixei de puxar o freio de mão. Aí desisti pois as auto escolas sempre nos obrigam a comprar mais aula e eu sou diarista pq não posso trabalhar todos os dias por causa das terapias do meu marido .os examinadores deveriam ser menos severos . Me respondam e me ajudem por favor. Obgada

  100. Douglas Diz

    Concordo plenamente, aula teoria vc estuda em casa, somente a prática é necessário.

  101. Moraes Diz

    Eu como guarda de trânsito tomei gancho na auto escola por conta de um tal simulador q é uma grande besteira acho justo a pessoa q tem conhecimento de regras de trânsito responder um questionário de pergunta teóricas para sim. Obter resultados em .pegar volante ou. Não assistir aulas em.grupos acho q vc estudando sozinho é mais vantajoso

  102. Giga Diz

    A PL não obriga ninguém a não fazer autoescola e sim torná-la facultativa. Quem quiser pagar mais de 1 mil reais para autoescola que pague. Quem se garantir em fazer sem, que faça. Simples.

  103. Sibra Diz

    Discordo do teu comentário. Quem reprova aluno é o examinador concursado ligado direto ao Detran.
    Instrutores só ensinam e recebem salário de 1.950 reais para trabalhar mais de 12h(a grande maioria).
    Qualquer reclamação de CFC o Detran vai investigar. Podendo até fechar o estabelecimento. Aqui no RS a coisa funciona assim.

  104. Jose Aderson Goncalves Diz

    Tantos projetos feitos por imbecis sem noção, a auto escola é necessária sim, o condutor aprende direito, vcs tem é que criar vergonha na cara e sinalizar as ruas, estradas e demais, excluir IPVA, taxas de correios, e licenciamentos, vcs são uma mina de dinheiro (DETRAN)… Bando de palhaços.

  105. Fábio Ângelo Ovídio Diz

    Sou a favor da diminuição dos valores e principalmente das cargas horárias com aulas teóricas e práticas também. Gostaria de ter a oportunidade de tirar a CNH gratuitamente. Pois tive uma caçada e até hoje não sei por quê. Entrei um processo interno no próprio Detran e depois de alguns meses veio a resposta de que havia sido indeferido minha solicitação.

  106. Ronaldo Diz

    Esse projeto não pode ser aprovado absurdo os alunos já tem dificuldades em realizarem as provas práticas imaginem aprenderem aleatoriamente vai ser um caos kk isso é loucura desse deputado.

  107. Siqueira Diz

    Concordo com a Elaine, pouquíssimo prazo. Tem que estender mais um pouco. Quanto ao curso para legislação não sou a favor, isso não existia na época de minha habilitação, é uma forma de lucrarem mais e perder também tempo para que a pauta vença. Nas aulas práticas não sou tão a favor, terão instrutores que não sabem nem p eles, moro no interior, aqui tem cada um que se diz motorista Kkkķkk. Então ficaria apenas a favor do curso de legislação

  108. Dany Diz

    Seria muito bom, porque muitas pessoas que não teve estudo, ou seja, aquelas pessoas que não são alfabetizado também poderiam ter o direito de ter a sua CNH, e sim poder dirigir, tendo apenas aulas práticas aprenderam a dirigir como qualquer outra pessoas dirigem. Nesse caso Provas Escritas é a maior dificuldade que essas pessoas iriam ter e de não poder ter a sua habilitação. Apenas com aulas teóricas e práticas de volante seria essencial. Nada de escrita. Conheço muitas pessoas que não tem estudo, não sabe escrever e também aquelas que sabe ler bem pouco, que gostaria de aprender a dirigir, mas não pode. E eu não acho justo com essas pessoas, por que na minha opinião o que vale é na prática.

  109. Elisangela Diz

    Só acho que 20 hrs de aulas práticas são pouquissimas para que o condutor tenha um bom aprendizado e segurança para fazer os testes e obter aprovação e uma forma de arrancar dinheiro num processo que já não e barato e acessível

  110. Antônio José Rangel Bastos Diz

    Eu já dirijo há 25 anos e nunca mim envolvir em acidentes. Detalhe: Não precisei de auto escola e quase sem custo algum.

  111. TELEMACO WALTER LEAO GUEDES Diz

    Queria ver como seria o PL quando todos os carros forem autônomos sem intervenção nenhuma da pessoa transportada pelo veículo. Provavelmente vão instituir um curso safado para avaliação da capacidade do passageiro em informar o destino que quer ir… Bem típico!!!

  112. Edileuza Diz

    Que bom!! Excelente desburocratizar o acesso a CNH. Sinceramente, uma CNH é uma necessidade básica e urgente para quem precisa dirigir. Deveria o custo de CNH ser algo mais acessível, menos caro. É absurdo os custos para se ter acesso a uma CNH legal. Acredito que com esse projeto , fique mais acessível . Vamos torcer.

  113. Adriana Diz

    Eu acho que eles deveriam diminuir a pontuação da prova .

  114. José Diz

    Hj em dia de 1000 pessoas quem n sabe dirigir ou pilotar são 1% dos possíveis 1000

  115. Rondinelli Diz

    Auto escola não é um meio exclusivo de se fazer motoristas, em alguns casos a pessoa mal aprende. Uma pessoa pode perfeitamente aprender a dirigir por outros meios, mas no Brasil tudo é complicado, tem sempre a taxinha a se pagar, tudo é um custo e absurdo, mas por se tratar de Brasil acho difícil esse projeto passar. A idéia é excelente, só que tem muita gente grande envolvida nesse negocio e por ser rentável vai ser difícil derrubar.

  116. Jaziz Diz

    Conheço muitas pessoas com habilitação e é uma negação no trânsito.e tem pessoas que não tiveram a oportunidade de tirar a habilitação e são bons motoristas,auto escola é um roubo!! Muito caro,alta burocracia e sempre pedem mais pra não reprovar !!

  117. Leonardo Diz

    Isso vai reduzir bastante os preços das auto-escolas, e talvez torne a prova prática mais rigorosa.

  118. ELAINE DE OLIVEIRA Diz

    interessante,esse projeto.Mas vale ressaltar que o tempo de 1 ano é pouco para se obter uma cnh.Falo por mim,pq a dificuldade das aulas práticas, para de pessoas que nunca pegaram na direção de um veículo.Tempo, dinheiro,vaga pra aula.Nao favorece.Revejampor favor

  119. Keth Diz

    Povo já reprova ou causa acidente nós exames, imagine sem passar na autoescola. Índice de acidentes a nível nacional é gigante. Esses políticos fazem essas PL, sem conhecimento de causa.

  120. Carlos Petrônio dos Santos Diz

    Isso realmente é nescessário pois as autos escolas sacaneiam demais e o pior sempre querem mas e faz de tudo para reprovar a pessoa eles passam quem eles querem e por aí vai e não adianta reclamar um instrutor do Detran me reprovou dizendo que meu instrutor da auto escola me ensinou errado um absurdo.mudança já.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?