De acordo com informações da Agência Brasil, o governo brasileiro irá assinar um acordo com o Ministério do Turismo de Portugal, dessa maneira, o fluxo turístico entre os dois países tende a aumentar. A divulgação oficial destaca que o anúncio foi feito pelo presidente da Embratur. Dessa forma, o acordo pode beneficiar o turismo de ambos os países.
Conforme destaca a divulgação oficial, o memorando deve ser assinado em breve. Assim sendo, o governo português objetiva elevar o volume de turistas brasileiros em Portugal. Contudo, o acordo não beneficia apenas o fluxo turístico entre Portugal e Brasil. Já que também facilita visitas por toda a Europa, o que é muito importante dentro do cenário econômico atual.
Já que muitos países ainda estão em recuperação quanto aos impactos financeiros ocorridos por conta da paralisação das atividades que ocorreu na pandemia de Covid-19.
O presidente da Embratur destaca que o memorando deve trazer, dentre outros pontos, políticas de boas práticas envolvendo questões relevantes no momento atual, como sustentabilidade e opções de destinos turísticos.
Além disso, o presidente da Embratur ressalta que essa troca de informações deve promover o turismo de forma bilateral, aumentando a economia dos dois países.
O principal ponto do acordo se refere ao fato de que ambos os países falam a mesma língua, o que facilita a comunicação e, portanto, pode ser um ponto relevante para a melhoria da experiência turística.
Considerando o fluxo do mercado turístico após a pandemia, em 2022, o Brasil recebeu cerca de 170 mil turistas portugueses, o que ainda demonstra uma retomada em andamento, pois no ano de 2005, por exemplo, cerca de 350 mil turistas portugueses visitaram o país.
Assim sendo, os números são bastante positivos desde então. Em janeiro e fevereiro de 2023, por exemplo, o Brasil recebeu o maior número de turistas portugueses desde a pandemia.
Essa troca turística tende a desenvolver um modelo econômico positivo para todos os envolvidos e, portanto, acordos celebrados para essa finalidade são relevantes para questões relacionadas à cultura, bem como, emprego e renda para os locais visitados.
O turismo é muito importante para a economia global. Visto que diversos países possuem uma economia baseada em receber visitantes, como ocorre em algumas cidades específicas.
No Brasil, o volume de cidades turísticas é muito elevado, principalmente pelas belezas naturais de um país tropical. Além de impactar a economia diretamente, o turismo também impacta outros modelos econômicos de forma indireta.
Cidades que sobrevivem de renda relacionada ao turismo são muito beneficiadas com esse tipo de política. Além disso, o empreendedorismo local também chama a atenção. Já que é muito comum que as pessoas prefiram adquirir produtos artesanais em viagens, o que é uma forma de valorizar a cultura local.
Por isso, o turismo impacta a economia no aspecto financeiro e social. Uma vez que a demanda turística eleva também a busca do mercado por profissionais do setor de serviços. Este setor é o que mais tem gerado novas vagas de emprego desde a retomada das atividades no cenário pós-pandemia.
Assim sendo, com a elevação dos turistas, as atividades locais crescem, gerando uma elevação positiva em diversos aspectos, aquecendo a economia local. Portanto, ações que envolvem o estímulo ao turismo, impulsionam a economia local e, por conseguinte, melhoram a atividade econômica do país.