Economia doméstica: dicas para economizar no supermercado
Saiba como economizar nas compras do supermercado
Fazer economia doméstica pode ser um grande desafio, no entanto, é possível economizar na sua rotina de forma simples, por exemplo, modificando a sua forma de realizar as compras no supermercado. Confira algumas dicas importantes para essa finalidade e economize no final do mês!
Quer economizar no supermercado? Veja dicas
A inflação impacta diretamente o preço dos produtos da cesta básica e, por isso, a elevação dos preços dos itens básicos impacta o consumidor final na hora de pagar as compras no supermercado.
Embora a inflação consuma uma grande parte da renda do cidadão, é possível economizar na sua rotina de forma objetiva ao fazer suas compras no supermercado.
Visite mais de um estabelecimento
É comum que as pessoas façam compras no supermercado mais caro, por ser mais próxima de casa. No entanto, pesquisar outras alternativas pode ser bastante relevante.
Visite um supermercado alguns quilômetros mais longe e vá às feiras livres. Essa pode ser uma forma simples de economizar na compra de diversos produtos.
No entanto, é necessário avaliar o custo total da compra. Já que é possível que gaste um pouco mais de combustível, por exemplo. Assim sendo, é necessário que a economia nos preços compense o seu deslocamento, o que é fácil de ocorrer.
Uma vez que os supermercados localizados em bairros, costumam trabalhar pouco para atrair a atenção dos clientes em questão de descontos. Já que, de forma geral, são estabelecimentos que têm um público garantido, que são os moradores locais.
Pesquise os preços
Realizar pesquisas de preços é uma forma simples e eficiente de economizar, independentemente do seu objetivo de consumo. Dessa forma, é viável que utilize a internet como uma ferramenta comparativa e verifique os principais itens do consumo da sua rotina.
Considere os atacados
Essa dica é importante para quem tem uma família relativamente grande. Os supermercados atacadistas tendem a ser mais baratos, uma vez que são estabelecimentos que vendem produtos em maior quantidade.
Sendo assim, essa é uma opção relevante para comprar os principais itens de consumo da sua família, e apenas complementar a compra em outros estabelecimentos do varejo.
Faça listas
A lista é um direcionamento básico de suas compras. Pois assim poderá focar exatamente no que precisa, e poderá ignorar a chance de se encantar por um determinado produto, esquecendo o motivo pelo qual foi ao supermercado.
Portanto, faça listas para evitar compras por impulso. Além disso, outro ponto importante é que não vá ao supermercado com fome, já que evitará comprar itens desnecessários para a alimentação.
Faça suas compras com regularidade
Pode parecer que não faz diferença, mas manter um intervalo fixo entre as compras é muito importante para saber exatamente o valor a ser gasto e quais itens poderá comprar.
Uma pessoa que visita o supermercado de forma semanal, quinzenal ou mensal, costuma saber exatamente quais itens estão faltando e a margem do preço final da compra. Algo que pode ser meio difícil para quem não frequenta o supermercado com regularidade.
Visto que, quem visita o supermercado apenas de forma periódica, perde a disciplina quanto à regularidade das compras e quanto aos itens em suas quantidades, o que pode ser uma forma de elevar o custo final da sua compra mensal. Pois, além de não ter clareza sobre a quantidade necessária, pode perder datas específicas de promoções.
Estabeleça um limite de gastos
Independentemente se costuma fazer compras de maneira semanal, quinzenal ou mensal, estabeleça um valor limite para gastar com suas compras. É muito importante que tenha um limite a ser gasto, e que não seja o limite total do seu cartão de crédito, mas um limite planejado antes de ir ao supermercado.
Defina os gastos supérfluos
Defina um valor para comprar itens supérfluos, já que ao definir um valor para essa finalidade, a tendência é que gaste menos com isso, do que se deixar para comprar itens supérfluos durante o processo de compra, pois, dessa forma, a tendência é que gaste mais.