Economia: 9 passos para economizar o combustível do seu carro
Com algumas estratégias é possível reduzir bastante o consumo
Anéos últimos anos, o preço de combustíveis como a gasolina e o álcool tem ficado bastante elevado, levando muitos motoristas a buscarem meios para economizar. De fato, a conta é alta e pode ser um peso em seu orçamento mensal. Felizmente, é possível gastar menos tomando algumas atitudes e mudando alguns hábitos.
Vale observar que o gasto com combustível também é influenciado pelo modo de dirigir do condutor. Aliás, são vários os fatores que podem fazer com que se gaste mais ao dirigir um automóvel. Portanto, é indicado que se conheça melhor seu carro e a si próprio, para poder encontrar meios de se pagar menos.
O governo Federal tentou baixar os preços de produtos como a gasolina e o álcool, reduzindo o Imposto sobre Circulação de Bens e Serviço (ICMS), além de baixar o preço do combustível nas refinarias. Houve uma redução no valor destes, mas ainda assim, há um gasto importante no final do mês que precisa ser repensado.
Dirigir pelas grandes cidades do país tem ficado muito caro. O gasto com combustível é grande visto que é preciso enfrentar diversos tipos de problemas, como o engarrafamento, e um tempo maior dentro do veículo, por exemplo. De sorte, com alguns passos, é possível economizar. Vejamos:
1 – Observe a qualidade do combustível
Uma boa estratégia para gerar uma economia é a de abastecer o veículo apenas com combustível de qualidade. Todavia, É preciso ficar atento à gasolina e o álcool “batizados”, que possui uma pior qualidade e é cheio de misturas. Esse tipo de produto acaba por fazer com que o consumo seja maior.
2 – Verifique os pneus do carro
A pressão dos pneus do automóvel influenciam diretamente no seu consumo de combustível. Os equipamentos murchos, além de serem perigosos para se dirigir, diminuem o rendimento dos veículos. Isto se deve ao fato de que há um maior atrito com a via, fazendo com que o carro tenha um maior esforço em sua locomoção.
3 – Confira o filtro de ar e o alinhamento do carro
É preciso checar com regularidade o filtro de ar do veículo. Se o equipamento estiver sujo, mal cuidado, fará com que haja um maior desgaste do motor do automóvel. O alinhamento do carro também é importante e deve ser feito a cada 10 mil Km rodados, visto que as rodas tem um grande atrito com a estrada.
4 – Verifique o ar condicionado
O ar condicionado é um dos equipamentos que possuem um maior consumo de combustível. Estima-se que um aparelho com problemas, gaste cerca de 20% a mais de gasolina e álcool. É importante nunca colocá-lo no máximo, e nem utilizá-lo quando estiver com a janela aberta.
5 – Não freie nem acelere bruscamente
O modo como o motorista dirige seu carro influencia diretamente no consumo de combustível. Deve-se acelerar de uma forma gradual, e evitar movimentos bruscos, com o freio e o acelerador, visto que há uma maior exigência do motor. Também não não é indicado que se estique as marchas, pois a ação eleva o giro do motor.
6 – Faça um alinhamento e um balanceamento
É preciso que se mantenha em dia o balanceamento e o alinhamento do carro para que se possa economizar dinheiro com combustível. Dessa maneira, haverá um menor desgaste dos pneus, além do carro trepidar menos, tornando a condução mais fácil e econômica para o motorista do veículo.
7 – Procure não carregar peso
Muitos motoristas acabam deixando no porta malas do carro, no painel e nos bancos, uma série de objetos que acabam sobrecarregando o veículo de inúmeras maneiras. O peso do automóvel influencia diretamente no gasto com combustível, pois o motor fará mais força para mantê-lo em movimento.
8 – Mantenha a manutenção em dia
Fazer uma manutenção regular no veículo garante um menor consumo de combustível. Ela também aumenta a vida útil de seus componentes. Deve-se checar o carro sempre que possível, trocar os filtros de ar, o óleo, substituir as velas, e muito mais. Desse modo, será possível economizar bastante no fim do mês.
9 – Mantenha uma velocidade constante
O trânsito das cidades grandes faz com que o consumo de combustível do automóvel seja maior, já que o motorista acaba andando e parando várias vezes durante seu trajeto. As acelerações e freadas fazem com que o veículo consuma mais do que o necessário.