EAD: Mercado de trabalho cada vez mais valoriza essa modalidade

Economicamente mais viável e com horários bem mais flexíveis, o EaD (Ensino a Distância) contribui para formar milhares de brasileiros em cursos de graduação. 

Anos atrás, o EaD era visto como uma opção de menor qualidade, quando comparado com o ensino presencial, no entanto, as coisas mudaram sobretudo após a chegada da pandemia do novo coronavírus. 

Ou seja, o mercado de trabalho tem reconhecido e valorizado cada vez mais o EaD. Afinal, os alunos do ensino a distância desenvolvem capacidades para o mundo digital que fascinam os recrutadores.

Além disso, o estudante pode conquistar uma vaga em instituições que promovem o ensino a distância pelo Enem ou pelo vestibular da própria instituição.

O EaD desenvolve características comportamentais como independência, responsabilidade, aptidão para se manter organizado, entre outras. Abaixo você confere algumas delas, veja! 

Benefícios do EaD na vida do estudante

Abaixo você confere alguns dos benefícios adquiridos por estudantes ao estudarem a distância, veja! 

Autodidatismo e objetividade

No Ead o cronograma de estudo acaba definido pelo próprio estudante, por isso o contato com os professores acontece de acordo com a necessidade.

Desse modo, é fundamental que os contatos sejam objetivos para que todas as dúvidas sejam tiradas. Além disso, o estudante adquire mais jogo de cintura para superar os obstáculos e dominar os conteúdos. 

A objetividade utilizada na resolução de problemas e conflitos é uma qualidade muito admirada pelas organizações. 

Em diversas situações, os educandos acabam obrigados a sanar suas dúvidas por meio de consultas aos materiais online, exigindo dessa maneira muita leitura e concentração.

Credibilidade no local de trabalho

Outro ponto positivo na relação entre o EaD e mercado de trabalho é que o estudante adquire mais credibilidade na disputa pelas vagas de sua área. 

Afinal, ele adquire um senso de responsabilidade aguçado. Ademais, o aluno precisa se organizar sozinho para conseguir passar nas provas.

Em síntese, a EaD ajuda a lapidar o comprometimento com as atividades. Tendo em vista que o matriculado não terminará seu curso, já que será cobrado em vários testes periódicos, da mesma maneira como acontece no ensino presencial.

O estudante acaba se tornado então uma pessoa mais organizada e disciplinada, corroborando para o aperfeiçoamento da maturidade profissional. 

Proatividade

Proatividade é a habilidade da pessoa para fazer projetos e tarefas e concluí-los de maneira preliminar. Isto é, antes mesmo de receber uma ordem, o indivíduo percebe a necessidade de adotar medidas para resolver o problema de maneira antecipada. 

No ensino a distância, o estudante precisa aprender a administrar seu tempo disponível para os estudos, de maneira a antecipar e resolver contratempos. 

Isso também implica em uma capacidade de concentração ainda mais aguçada. Esses são atributos desejados por grandes companhias, principalmente no que diz respeito a cargos de liderança. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Análises Diversas no Planejamento Financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.