E-título: app das eleições de 2024 já está disponível; veja serviços disponíveis

E-título: o aplicativo das eleições de 2024 já está disponível; veja serviços disponíveis

Dica dos especialistas é baixar o app e entrar em sua conta o quanto antes. O e-título já está disponível gratuitamente

Falta exatamente um mês para o primeiro turno das eleições municipais de 2024. No próximo dia 6 de outubro, milhões de brasileiros de todas as regiões do país estarão escolhendo os seus prefeitos e vereadores. Mas desde já, esses cidadãos podem começar a se preparar para a votação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o aplicativo e-título já está disponível gratuitamente para download em celulares Android e iOS. A principal dica dos especialistas é baixar essa aplicação o quanto antes no celular e entrar na sua conta.

O e-título costuma registrar um grande número de acesso às vésperas das eleições. Diante dessa alta procura, é natural que o aplicativo apresente instabilidades. De fato, não é incomum identificar registros de pessoas que não conseguem entrar nas suas contas no dia das eleições.

Por isso, ao baixar o aplicativo com antecedência e entrar na sua conta, é possível deixar o sistema logado para que você não tenha problemas no dia da votação.

Mas afinal de contas, para que serve o e-título? Quem são as pessoas que podem baixar esse aplicativo? Essas são perguntas que naturalmente rondam a cabeça dos eleitores às vésperas das eleições de 2024.

Para que serve o e-título

De acordo com as informações do TSE, nesse ano de 2024 o e-título oferece uma série de serviços, incluindo:

  • apresentação de justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito;
  • consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
  • consulta ao local de votação;
  • emissão de certidão de quitação eleitoral;
  • geração do título eleitoral em formato PDF para impressão;
  • emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
  • consulta a débitos com a Justiça Eleitoral;
  • pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.

Vale lembrar que o e-título também pode ser utilizado como um substituto do título de papel. Por isso, caso você tenha perdido a sua versão impressa, pode usar o e-título para votar no dia das eleições.

Consulta ao local de votação com o e-título

Como visto na lista acima, o eleitor já pode usar o e-título para consultar o seu local de votação, por exemplo. De acordo com o TSE, essa consulta está aberta desde o início da semana. 

Para ajudar no processo de consulta do seu local de votação, separamos abaixo um passo a passo para que você realize a conferência da maneira correta:

  • Acesse o app oficial do e-título;
  • Clique em Título Eleitoral;
  • Logo depois, siga para Onde Votar;
  • Preencha o campo com o seu título de eleitor (se não tiver, pode usar o número do CPF, ou ainda o nome completo);
  • Também será necessário inserir outros dados como a data de nascimento e o nome completo da sua mãe.
E-título: app das eleições de 2024 já está disponível; veja serviços disponíveis
App do e-título já está disponível para o download. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

As eleições de 2024

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o primeiro domingo de outubro, ou seja, o dia 6. Já possíveis segundos turnos devem acontecer no próximo dia 27 do mesmo mês.

Em 2024, as eleições municipais deverão definir os prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil cidades. A expectativa é de que mais de 150 milhões de eleitores saiam de casa para realizar a votação, segundo a estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em municípios que contam com menos de 200 mil habitantes, não há previsão de segundo turno. Nesse caso, o candidato que tiver mais votos necessariamente vai se eleger prefeito.

Já para as cidades que contam com mais de 200 mil habitantes, existe uma previsão de segundo turno. Mas isso só vai acontecer se entre todos os candidatos, nenhum deles consiga alcançar a marca de 50% dos votos, mais um voto.

Os dados mais recentes apontam que o Brasil conta com cerca de 95 municípios com mais de 200 mil habitantes. Portanto, esse é o número base que deve indicar a quantidade de cidades que potencialmente podem ir ao segundo turno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?