Entramos na última semana de novembro, e o Bolsa Família segue depositando pagamentos até o final do mês, de acordo com o dígito final do NIS dos usuários.
Mas é claro que, com dezembro chegando, muitos se perguntam sobre a data do próximo pagamento. E ainda, quem tem pendências em seu cadastro, segue na expectativa do desbloqueio do seu benefício, para melhor planejar seu final de ano.
O calendário oficial do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) já fornece tanto as datas de pagamentos, como as datas limites para averiguação cadastral de quem está sem receber por causa de alguma pendência.
Fique sabendo agora de tudo o que vai acontecer de mais importante com respeito ao Bolsa Família de dezembro!
Bolsa Família em Dezembro: quem vai receber?
Com certeza, quem já vinha recebendo o Bolsa Família normalmente e segue em dia com todos os requisitos, não precisa se preocupar, pois vai ter seu dinheiro em conta na data.
Porém, como se dará com quem está bloqueado, cancelado ou suspenso? Para regularizarem sua situação, estes devem fazer a atualização cadastral. Quem já fez sua atualização até o dia 10 de novembro, segundo o calendário oficial do MDS, deverá constar na folha de pagamento do Bolsa Família de Dezembro. Mas por que especificamente até 10 de novembro?
Segundo o calendário operacional do programa Bolsa Família, no dia 11 de novembro, o MDS fez uma extração da base de dados do Cadastro Único. Isso significa que todos aqueles cadastros que estavam com alguma pendência foram analisados, segundo as novas informações enviadas pelo CRAS.
Se for o caso, o cadastro que estava bloqueado ou até mesmo cancelado, terá as pendências sanadas, e a pessoa será liberada para folha de pagamento do mês de dezembro.
Isso mesmo, se você fez sua atualização cadastral até o dia 10 de novembro, e os dados foram corretamente enviados até esta data, você poderá ser desbloqueado e voltar a receber seu Bolsa Família em dezembro. Mas quando você poderá ter certeza disso?
Bolsa Família em Dezembro: quando posso confirmar se vou receber?
Como podemos ver no calendário oficial, a folha de pagamento do Bolsa Família do mês de dezembro vai fechar no dia 4. Isso mesmo, este encerramento, que sempre acontecia por volta do dia 10 de cada mês, agora ocorrerá quase uma semana mais cedo. E isso tem um motivo: a rodada de pagamentos também terá início bem antes do que de costume, no dia 11 de dezembro.
Com esse fechamento de dados antecipado, os usuários do programa poderão, a partir de 4 de dezembro, acessar seus aplicativos do Bolsa Família e encontrar seu pagamento programado ou a mensagem de alerta, indicando alguma pendência.
Quem compareceu ao CRAS antes do dia 10 de novembro para sua atualização cadastral do Cadastro Único, mas ainda assim continuar pendente, poderá tirar suas duvidas através de algum dos canais oficiais de comunicação, conforme a seguir.
Bolsa Família: a quem recorrer em caso de dúvidas?
Pode acontecer de seu aplicativo atualizar e seus pagamentos não estarem disponíveis, aparecendo mensagens sinalizando cancelamento ou bloqueio. E você não sabe ou não tem certeza sobre o que está faltando em seu cadastro. Neste caso, o que fazer?
Uma das maneiras sugeridas é recorrer ao atendimento humano do MDS através do telefone 121, pelo chat ou pelo aplicativo do telegram. Você pode pedir para que o atendente olhe o seu cadastro e veja se está tudo atualizado, e se seu documento de identidade com foto e o termo de responsabilidade foram digitalizados e constam no sistema.
Se estiver tudo correto com seus documentos, você não precisa fazer nenhuma atualização cadastral. Porém, se você está cancelado, é recomendável que você retorne ao CRAS para pedir a reversão do cancelamento, pois os municípios tem essa competência. Se isso for feito, você poderá retornar para a folha de pagamento do mês de dezembro.
Muitos relatam, no entanto, que não é fácil conseguir completar a ligação ao canal oficial do MDS. Se isso acontecer, o que você pode fazer de imediato? Encaminhar um pedido para ouvidoria do MDS via site.
Passo a passo para contatar a ouvidoria do MDS
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Assistência Social por seguir estes passos:
- Vá ao Google e digite “fala br”,
- Clique em “Ouvidoria”, em seguida, em “Solicitação”,
- Entre com a sua senha do “gov.br”, ou crie um acesso,
- Clique em “Nova Manifestação”, em seguida, em “Solicitação”,
- Na caixa “Órgão para o qual você quer fazer sua manifestação”, digite “MDS”, e selecione,
- A próxima caixa de texto dirá “Sobre qual assunto você quer falar?”, digite “Bolsa Família”,
- Logo abaixo, você terá espaço para descrever sua situação e pedir a reversão de cancelamento ou bloqueio. Não esqueça de colocar seu CPF e número do NIS, para que os atendentes possam localizar seu cadastro,
- Role a barra de rolagem até o final e clique em “avançar”, em seguida, em “concluir”.
Em primeira mão: datas de pagamento do Bolsa Família em dezembro!
Os repasses de dezembro terão início um pouco mais cedo. A partir do dia 11, em uma segunda-feira, os usuários do Bolsa Família poderão sacar os valores, encerrando a rodada no dia 22, na sexta-feira. Todos terão assim sua parcela disponível antes das festividades do final do ano.
As datas de pagamento variam de acordo com o final do número NIS de cada beneficiário, desta forma:
- NIS com final 1 – 11/12/2023;
- NIS com final 2 – 12/12/2023;
- NIS com final 3 – 13/12/2023;
- NIS com final 4 – 14/12/2023;
- NIS com final 5 – 15/12/2023;
- NIS com final 6 – 18/12/2023;
- NIS com final 7 – 19/12/2023;
- NIS com final 8 – 20/12/2023;
- NIS com final 9 – 21/12/2023;
- NIS com final 0 – 22/12/2023.
Vai ter 13° do Bolsa Família em dezembro?
O 13º do Bolsa Família – pagamento extra no mês de dezembro – somente foi realizado uma vez, em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. No entanto, em 2023, o governo já sinalizou que não haverá este depósito extra.
No inicio deste ano, o ministro do MDS, Wellington Dias, negou que o valor seria retomado e afirmou que a parcela extra do benefício foi distribuída como uma estratégia eleitoreira pelo ex-presidente. Reiterou ainda que, sendo um beneficio social, o Bolsa Família não admite 13°, que é um adicional pago pelo trabalho remunerado.