E-commerce: Modelos de comércio no mercado eletrônico
O aumento do comércio eletrônico é evidente depois da pandemia.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revela que desde Março, lojas virtuais chegaram a registrar um aumento de mais de 180% em transações nas categorias de alimentos, bebidas, beleza e saúde.
Portanto, se você é empreendedor e tem uma empresa independente do tamanho, precisa saber os benefícios e as diferenças entre os canais virtuais de venda.
É importante entender essas diferenças para saber quais são as tendências da tecnologia e os impactos dela no seu negócio.
Sem contar na análise que você pode fazer para saber qual desses comércios eletrônicos sua empresa pode começar a investir.
E-commerce
Vamos começar por ele que é o mais conhecido, e muito ouve-se falar sobre ele atualmente.
E-commerce nada mais é que um site que permite vendas pela internet. Nesse sistema de vendas, as empresas conseguem vender e realizar as transações financeiras através de lojas virtuais.
Os nichos mais vendidos no e-commerce são perfumaria, cosméticos, saúde, em segundo modas e acessórios, seguidos por eletrodomésticos e equipamentos de esporte e lazer.
Agora, vamos conhecer os demais tipos de comércio eletrônico, que talvez nunca tenha nem ouvido falar, mas que também são muito usados.
M-commerce
Com o aumento do uso de celulares, é natural que boa parte das compras virtuais sejam feitas por intermédio desses aparelhos.
Portanto, o M-commerce é o comércio relacionada as compras realizadas via celular.
Muitos aplicativos foram criados para os próprios smartphones, através disso, começaram a se destacar outros aplicativos como toques de músicas, app, jogos etc.
Visando isso as lojas virtuais viram que o número de usuários que finalizavam suas compras via smartphones cresceu, e começaram a adaptar suas lojas virtuais para esse formato.
S-Commerce
É um comércio eletrônico que agrega consumidores e realiza vendas, usando as atribuições das redes sociais como: compartilhamento de páginas de produtos, dos comentários sobre produtos, das curtidas, das avaliações de produtos entre outros.
O facebook, inclusive, possibilita a criação de uma loja virtual dentro da própria rede.
Outras redes sociais também são exemplos de S-commerce, Twitter, Pinterest, sites de compras coletivos, site de comparação de produtos etc, enfim tudo que envolve interação entre consumidores.
T-Commerce
Esse tipo de comércio envolve envolve o uso da tecnologia por trás da televisão digital para enviar publicidade aos espectadores.
Existem também aplicativos que permitem que o consumidor realmente peça produtos clicando nos ícones exibidos na tela.
As grandes marcas Lg, Sony estão viabilizando o t-commerce, aumentando a capacidade dos varejistas de introduzir vitrines em seus aplicativos.
Já a realização de pagamentos por essas plataformas ainda é um desafio, pois dependem de parâmetros de segurança adicionais.
O uso do T-commerce prevê que o consumidor possa obter mais informação sobre o produto e até mesmo faça um pedido em tempo real.
Esses são os tipos de comércio eletrônico que vem dominando o mundo da internet nos dias atuais, por isso a importância do seu negócio se adequar quanto antes, se ainda não for, ao mundo digital.