Dicas de como vender mais, de como se destacar em meio aos concorrentes, como administrar seu negócio, porém, pouco se fala sobre o que não fazer ao abrir um e-commerce.
Muitas empresas acabam falindo devido a falta de conhecimento e de informação sobre o negócio que está investindo. É muito importante que ao pensar em empreender, a pessoa se qualifique e estude sobre o ramo do negócio.
Para evitar entrar nessa estatística, e manter seu negócio em destaque, aqui vão algumas dicas sobre o que não fazer ao abrir seu e-commerce.
1- Não conhecer sobre o ramo escolhido do e-commerce
Um dos maiores erros dos empreendedores, é investir em algo que não tem conhecimento.
O que tem que ser pensado é, ao empreender, você está buscando sua independência financeira, sua liberdade, porém, é um tiro no pé investir em algo pensando somente nisso, e esquecendo de se informar sobre todo o resto que envolve o mundo dos negócios.
Antes de decidir pelo ramo que será investido, é preciso estudar seu mercado, sua aceitação, a atuação dos concorrentes, e principalmente o investimento financeiro que será preciso ser feito.
2- Falta de planejamento
Outro motivo pelo qual muitas empresas acabam falindo, é a falta de planejamento, esse é um erro muito comum, por mais incrível que pareça.
Muitas pessoas ao empreender, mesmo que seja uma micro ou pequena empresa, deve planejar suas metas, sejam elas a curto, médio ou longo prazo.
Colocar no papel em quanto tempo deseja obter um retorno financeiro, lembrando que, uma empresa demora entre um e dois anos para atingir um nível equilibrado financeiro.
3- Misturar finanças pessoais e do e-commerce
Sim, esse é um erro muito comum, e que deve ser evitado de qualquer maneira.
Não deve-se misturar por hipótese alguma essas duas finanças, mesmo por que até a empresa dar esse retorno, ela passa por vários processos. É preciso movimentar o dinheiro que entra para investimento no próprio negócio.
Por isso, quem puder começar um negócio sem depender imediatamente daquele retorno, melhor. É preciso ter um fundo de investimento, de reserva, para poder se “sustentar” enquanto a empresa não der o retorno esperado.
Tomando esses cuidados, é muito provável que seu negócio renda, e chegue na posição esperada pelo empreendedor.
É preciso que os passos dados sejam cautelosos e realizados com atenção.