Será que é bom estudar comendo? O que pode ser consumido nesse momento? O que deve ser descartado?
Se você tem essas dúvidas, então você é um estudante exemplar! Afinal, se a sua preocupação é o seu rendimento nos estudos, então certamente você tem muito carinho pela sua faculdade ou suas atividades escolares, não é mesmo? 🙂
Justamente por conta de estudantes com esse perfil que preparamos o conteúdo de hoje. Esperamos tirar todas as suas dúvidas e, a partir disso, lhe ajudar a ter um maior desempenho nas suas atividades acadêmicas. Acompanhe para saber mais!
É bom estudar comendo?
Sim, porém depende. Não é qualquer alimento que deve ser consumido nesse momento específico. Também é necessário se atentar ao seu estilo de vida, à sua saúde, à sua dieta ideal (prescrita por uma nutricionista), etc.
Entretanto, de maneira geral podemos dizer que comer enquanto se estuda é uma forma de manter a mente mais ativa e fazer com que você fique mais concentrado. Afinal, mesmo que você tenha sono, o ato de mastigar algo pode espantar esse cansaço por alguns instantes.
Mas, é claro que o alimento escolhido para esse fim precisa ser bem pensado. Até porque consumir um grande hambúrguer enquanto estuda pode ser complicado, concorda?
Sendo assim, a resposta para “é bom estudar comendo?” é bem abrangente. Porque sim, é bom estudar comendo, mas é necessário comer bem para isso. Abaixo discutimos mais sobre isso.
O que é bom comer durante o estudo?
Alimentos que servem como energéticos naturais, como o chocolate amargo, a canela e o chá-verde, são bem vindos. Alimentos com baixa caloria, mas muito saborosos, como a pipoca, também são uma boa pedida.
Você pode, ainda, incluir diversos tipos de verduras, frutas e legumes nesse momento. Uma salada, ou salada de fruta, por exemplo, podem ser um bom acompanhamento para a vídeo-aula ou para a leitura. Apenas tenha o cuidado de não derrubar nada nos seus materiais, hein?
Vale ressaltar que o café também pode ser bem-vindo, mas com certa cautela. Caso você consuma café excessivamente, ele pode causar ansiedade e agitação, atrapalhando os seus resultados.
Quais os alimentos que prejudicam a concentração nos estudos?
Além de saber que é bom estudar comendo e conhecer algumas opções de alimentos que podem ser adequados para esse momento, precisamos conhecer, também, os vilões. Abaixo você encontra uma lista de alimentos que não são recomendados para a hora dos estudos:
- Alimentos ricos em açúcar refinado: Embora o açúcar seja considerado uma fonte de energia, essa energia tende a se esgotar em menos de uma hora. Além de se esgotar, o açúcar pode provocar, ainda, uma sensação de cansaço, de fadiga e até mesmo aumentar a fome. Portanto, evite esse tipo de alimento na hora de estudar.
- Alimentos muito gordurosos e pesados: Eles podem pesar no estômago, causar cansaço, sono, má digestão, mal-estar, etc.
- Preparos muito processados: Eles não fazem bem para a saúde e podem impactar em nosso bem-estar de maneira geral.
Agora que você já sabe que é bom estudar comendo, e já sabe o que apostar e o que evitar, é hora de começar as atividades. Bons estudos! 🙂