O que é a DRE?
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é uma demonstração contábil obrigatória que tem por finalidade apurar o lucro ou prejuízo do período de apuração.
A DRE aliada ao balanço patrimonial, representa a mais importante fonte de informações de qualquer negócio.
Baseada nas receitas, custos e despesas do negócio, a demonstração fornece os resultados da organização, evidenciando se as estratégias da empresa estão dando os resultados esperados e se os custos e despesas estão de acordo com o orçamento traçado anteriormente.
A estrutura dessa importante demonstração
A partir das informações sobre as receitas, custos e despesas, é possível apurar os resultados que a organização apresenta.
As receitas compreendem todos os valores auferidos com a atividade principal da empresa, ou seja, o faturamento da empresa proveniente da venda de produtos, comercialização de mercadorias ou prestação de serviço.
Os custos são todos os gastos necessários para manter a atividade principal da empresa, todos os valores destinados compra de matéria prima, salários da produção, ou nas empresas comerciais e de prestação de serviço, os valores destinados às vendas e à prestação de serviços.
As despesas se referem aos gastos necessários para que a empresa continue ativa, porém não estão ligados diretamente à atividade principal da empresa.
É o caso das comissões, salários da administração, material de escritório entre outras.
Ao final, a DRE apura quanto a empresa obteve de lucro ou prejuízo.
A importância da DRE na tomada de decisão
Conhecer essa demonstração e saber interpretá-la é importante para que o empreendedor possa basear suas decisões em uma fonte de dados seguras.
A DRE apresenta a realidade econômica e financeira da empresa, sendo assim, ela mostra exatamente onde estão os maiores gastos, onde é necessário investir, bem como, a proporção dos impostos e, o mais importante, o lucro ou prejuízo do período.
Ademais, é exigida em pedidos de empréstimos e financiamentos ou qualquer outra operação junto aos bancos e instituições financeiras.
Conhecer a estrutura dessa e de outras demonstrações contábeis e financeiras, permitirá que a empresa siga por caminhos confiáveis e realistas.