Recentemente, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE RS) recebeu a aprovação e a publicação do regulamento de seu próximo certame.
Isto é, trata-se de um processo seletivo para preencher vagas para o quadro de funcionários da área de serviços auxiliares.
Nesse sentido, o documento conta cm diversas informações sobre o novo concurso. Portanto, os cidadãos que desejam trabalhar no órgão já podem consultar o regulamento para se preparar melhor para o concurso público.
Veja também: IBGE aumenta número de vagas do concurso
Entenda melhor, logo abaixo, o que já se sabe sobre o processo seletivo.
Até o momento, não se tem a informação sobre o número de vagas que o concurso da DPE RS irá preencher. No entanto, já é possível saber que a seleção irá preencher cargos do quadro de servidores auxiliares.
Desse modo, os cargos poderão ser o de Analista e o de Técnico. Isto é, carreiras que contam com os seguintes critérios:
Além disso, para firmar o contrato de trabalho com a DPE RS, os candidatos precisam cumprir com critérios específicos.
A fim de investir no cargo, então, é necessário:
O documento também conta quais serão as etapas da seleção da DPE RS. Nesse sentido, de acordo com o regulamento, os candidatos deverão passar pelas seguintes fases:
Veja também: TRT-13 PB terá novo concurso em breve
Ademais, junto destas etapas, o certame também poderá contar com uma prova de títulos, para o cargo de analista, de caráter classificatório.
No entanto, apenas será possível confirmar estas fases com a publicação do edital.
No início deste ano, a DPE RS anunciou que iria lançar seu novo concurso.
Então, após o comunicado, houve a formação de comissão para tratar sobre todos os trâmites legais para o lançamento de seu novo certame.
Nesse sentido, a comissão, conta com os seguintes membros titulares:
Além disso, a comissão também possui membro suplentes, quais sejam:
Desse modo, de acordo com o ofício de regulamentação, a comissão conta com funções específicas.
De acordo com o regulamento, portanto, a comissão de concurso da DPE RS deve:
Veja também: TJPI publica edital de concurso público
Assim, com a divulgação do regulamento, o novo passo deverá ser a abertura do processo de seleção da banca examinadora. Isto é, que ficará responsável pela realização das inscrições e aplicação de todas as etapas seletivas do certame.
Então, logo após esta etapa, deverá ocorrer a publicação do edital oficial.
Para se preparar melhor para o certame, os candidatos podem consultar exames anteriores.
Nesse sentido, a DPE RS não realiza um concurso para vagas à área de apoio desde o ano de 2017. Na época, então, a seleção ofertou cargos de nível médio e superior.
Assim, os cargos foram tanto para ingresso imediato quanto para a formação de cadastro de reserva. Ademais, o banca examinadora responsável pela organização do concurso na época foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Então, todos os candidatos que concorreram às vagas passaram por provas objetivas, discursivas e prova de títulos para os cargos de nível superior.
A avaliação objetiva, portanto, contou com o período de 3 horas para a resolução das 60 questões.
Desse modo, é possível que alguns aspectos sejam semelhantes nesta seleção de 2022.