Será que dormir tarde faz mal para a saúde? Será que realmente dormir um pouco mais tarde pode ser prejudicial? A resposta, segundo um estudo internacional, é que sim, dormir tarde pode ser prejudicial para a saúde. E mais: pode ser que você esteja acelerando o seu envelhecimento e, até mesmo, acelerando o processo de mortalidade do seu organismo.
Apesar de serem dados assustadores, não pense que tudo está perdido. Como dormir tarde pode ser considerado um hábito ruim, é possível mudá-lo, aos poucos, e considerando os seus limites pessoais. Dessa maneira, será possível proteger ainda mais a sua saúde.
Acompanhe este texto e saiba mais!
Dormir tarde faz mal para a saúde?
Como mencionado de antemão, dormir tarde faz mal para a saúde por uma série de motivos. Isso porque o sono está relacionado com a nossa memória, concentração, energia, bem-estar e até mesmo imunidade. Sendo assim, um estudo apontou essas e outras consequências de dormir fora de hora. Saiba mais:
1. Aumento de chances de desenvolver doenças cardiovasculares
Infelizmente, dormir tarde faz mal pois pode aumentar as chances de os indivíduos desenvolverem doenças cardiovasculares. Dessa maneira, a qualidade de vida e a saúde, como um todo, são afetadas, proporcionando desgastes que geram impactos cada vez mais nocivos. Sendo assim, cultivar uma noite de sono de qualidade é essencial para proteger a saúde do coração.
2. Aumento de chances de distúrbios psicológicos
Seja por conta dos comportamentos postos em prática à noite, ou por conta de noites mal dormidas, a verdade é que dormir tarde faz mal pois pode provocar um aumento no desenvolvimento de distúrbios psicológicos.
Por exemplo, se a pessoa trocar o dia pela noite, pode ser que ela se afaste do seu círculo social por conta disso. Consequentemente, pode aumentar o sentimento de solidão e depressão, desenvolvendo distúrbios psicológicos mais tarde.
3. Aumento de chances de distúrbios neurológicos
Assim como é possível aumentar as chances de distúrbios psicológicos, dormir tarde faz mal porque os problemas neurológicos também podem aparecer. Pois pare e pense: o sono tem uma função importante de restaurar a energia do cérebro, organizar as nossas memórias, e assim por diante. Se dormimos muito mal e fora de hora todos os dias, como o cérebro poderá colocar essas funções em prática e manter a sua saúde em dia?
Dormir tarde é um mau hábito – vale a pena mudá-lo!
Definitivamente, dormir tarde faz mal e pode ser considerado um mau hábito, especialmente quando as horas de sono são insuficientes. Por isso, pensar em formas de mudar essa rotina é uma excelente alternativa quando o objetivo é aumentar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.
Obviamente, não estamos dizendo que dormir mais cedo, por volta das 22 horas, é algo simples para quem sempre madrugou. Porém, pensar em formas de implementar essa rotina, gradativamente, é uma maneira de proteger a sua saúde como um todo.
Comece aos poucos, dormindo um pouquinho mais cedo e acordando mais cedo também. Assim, pouco a pouco o seu organismo se acostuma com o novo horário e torna-se possível ter noites de sono mais reparador.
Cuide-se!