Dormir com o ar condicionado ligado faz mal?
Muitas pessoas têm dúvida se dormir com o ar condicionado ligado faz mal. Afinal, será que faz?
Na realidade, não podemos dizer que o ar condicionado, por si só, é um vilão na saúde das pessoas. Pois tudo depende do contexto e do modo como ele vem sendo usado.
Por isso, convidamos você para analisar algumas considerações ao longo deste conteúdo. Acompanhe.
Dormir com o ar condicionado ligado faz mal? Cuidados que devem ser levados em conta!
Como dito anteriormente, embora as pessoas acreditem que dormir com o ar condicionado ligado faz mal, isso não é uma verdade absoluta. Tudo depende da maneira como esse equipamento vem sendo usado e, ainda, se ele é muito usado ao longo do dia. Vejamos algumas ressalvas e cuidados que devem ser levados em conta:
1. Limpeza periódica
A limpeza periódica do ar condicionado é extremamente importante. Quando o filtro e as peças do ar condicionado não são limpos com frequência, pode haver um acúmulo de sujidades que, durante o uso do equipamento, são expelidas no ambiente. Consequentemente, pode ser que você acabe respirando partículas nocivas para a saúde. Por isso, o uso do ar condicionado deve ser feito com cuidado, mantendo a limpeza sempre em dia.
2. Temperatura
A temperatura escolhida também impacta na hora de proteger a nossa saúde. Especialistas apontam que a temperatura mínima ideal é de 22º C. Menos que isso, o ambiente pode ficar muito frio, o que reduz a temperatura corporal e pode causar danos ao nosso corpo.
3. Direcionamento do ar
Assim como a temperatura muito baixa pode reduzir a temperatura corporal, o direcionamento do ar também pode fazer isso. É o caso de permitir que o vento gelado fique “batendo” em você a noite inteira. Nesse caso, é importante mudar o posicionamento da cama ou das pás do ar condicionado.
4. Uso de umidificador de ar
Em algumas situações, para evitar que dormir com o ar condicionado ligado faça mal, é importante considerar o uso de um umidificador de ar. Isso porque, o ar condicionado pode deixar o ar ambiente muito seco, o que prejudica a respiração. Por isso, o uso do umidificador, de forma adequada e sem excessos, é bem-vindo.
5. Consideração de sensibilidade respiratória
Se você tem alguma sensibilidade respiratória ou problema de saúde, como asma, é importante conversar com o seu médico sobre as possíveis consequências de dormir com o ar condicionado ligado. Assim, ele poderá orientar você quanto à temperatura, a quantidade de tempo de uso do aparelho, etc.
6. Permitir que o ar circule de vez em quando é importante
Evite ficar apenas em ambientes com o ar ligado. Permitir que haja uma circulação de ar natural, que “limpe” o ambiente e promova uma purificação, pode ser bem efetivo quando pensamos na saúde respiratória. Assim, usar o ar condicionado só a noite não necessariamente será um problema.
Na dúvida, converse com um profissional da saúde para ele ajudá-lo a elaborar uma rotina de cuidados com o uso do ar condicionado. 🙂