Afinal, dormir com a luz acesa faz mal? Muitas pessoas têm essa dúvida e se perguntam até que ponto esse tipo de hábito pode, de fato, prejudicar a saúde e o sono. Neste texto, reunimos algumas informações para que você possa refletir com a gente. Não deixe de conferir!
Dormir com a luz acesa faz mal? O que pode acontecer?
Há quem durma de luz acesa por uma série de motivos, como, por exemplo, para enxergar melhor caso acorde durante à noite para ir ao banheiro. Além disso, há pessoas que se sentem inseguras no escuro absoluto e, por isso, acabam investindo no uso de luminárias no quarto. Porém, quais as consequências de dormir com a luz acesa? Será que podemos sofrer algo por conta disso? Vejamos a seguir algumas considerações!
1. A luz pode atrapalhar a produção do hormônio do sono
O nosso corpo utiliza o dia e a noite para regular o seu horário de vigília e de sono. Isso quer dizer que a iluminação impacta profundamente esse funcionamento do organismo. Isto é, quando estamos sendo expostos à iluminação, nosso corpo produz menos hormônio do sono, ou seja, menos melatonina. Em contrapartida, quando estamos em ambientes mais escuros, nosso corpo entende que é hora de produzir melatonina para induzir o sono.
Isso quer dizer que dormir com a luz acesa faz mal pelo fato de que esse hormônio não será produzido da melhor forma, o que pode diminuir o tempo de sono profundo ou até mesmo causar dificuldades para dormir.
2. Ambientes iluminados podem aumentar o estado de alerta do cérebro
Seguindo o que acabamos de apontar acima, um ambiente muito iluminado também pode ser o responsável por aumentar o estado de alerta do nosso cérebro. É como se entregássemos uma espécie de “energético” para a nossa mente, fazendo com que ela fique mais ativa e acordada. Logo, podemos ter maiores dificuldades para relaxar e descansar.
3. Dificuldade para relaxar pode ser uma realidade
A dificuldade para relaxar na cama pode resultar em um sono menos reparador, o que prejudica a nossa saúde no médio e longo prazo. Afinal, dormir mal, uma ou outra noite, pode ser algo comum, pois nem sempre estamos tranquilos ou bem para conseguirmos dormir da melhor forma.
No entanto, dormir com a luz acesa faz mal porque essa falta de relaxamento pode ser muito recorrente e presente na rotina da pessoa, o que prejudica a sua concentração, foco, raciocínio, memória, humor, etc.
Sendo assim, optar por ambientes iluminados na hora de dormir pode não ser a melhor opção, concorda?
Prefira ambientes menos iluminados na hora de dormir
Para colocar as premissas da higiene do sono em prática, experimente investir em ambientes menos iluminados na hora de dormir. Desse modo, você conseguirá instigar o seu corpo a produzir o hormônio do sono e, quem sabe, dormirá melhor a partir disso.
Cuide do seu descanso ajudando o seu corpo a aproveitá-lo da melhor maneira possível.