Lançada em 2002 para celebrar o centenário de Juscelino Kubitschek, a moeda de 1 real JK é hoje um verdadeiro tesouro para colecionadores. Em 2024, seu valor disparou, refletindo a valorização de itens históricos no mercado numismático.
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, os valores projetados para esses exemplares vêm crescendo muito dentro do contexto atual. Por isso, é muito importante que os colecionadores não percam o bonde e não deixem a fortuna passar para outras mãos.
Assim como qualquer moeda comemorativa, a peça de 1 real JK conta com uma tiragem naturalmente mais baixa. Isso explica o seu grau de raridade. Segundo os catálogos numismáticos atualizados, hoje é possível vender o exemplar por um bom preço, mesmo que ele não conte com erros ou variantes específicas.
Identificando a moeda rara
Para ajudar no processo de identificação da moeda rara de 1 real do JK, listamos abaixo um grupo com as principais características da peça em questão, tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC).
Essas informações são muito importantes para que você consiga identificar uma moeda verdadeira, e também saiba quando entrar em contato com uma peça falsificada.
Os principais detalhes das moedas de 1 real do JK são:
- Material: inox+bronze
- Diâmetro: 27,0 mm
- Massa: 7,00 g
- Espessura: 1,95 mm
- Bordo: serrilhado interm.
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Circulação: de 12/09/2002 a atual
- Desenho do Anverso: Figura de Juscelino Kubitschek e dístico CENTENÁRIO JUSCELINO KUBITSCHEK no núcleo prateado e transpassando para o anel dourado.
- Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.
Juscelino Kubitschek
Juscelino Kubitschek de Oliveira foi um dos presidentes mais emblemáticos da história do país. Ele ficou conhecido por ter uma visão progressista, e também pelo famoso lema “50 anos em 5”. O mineiro de Diadema foi eleito presidente do país ainda no ano de 1955.
Durante o seu mandato, Kubitschek liderou um ambicioso plano de desenvolvimento nacional, focado na modernização da infraestrutura, na industrialização e na integração territorial entre os mais diferentes estados.
Talvez o principal marco da sua gestão tenha sido a construção de Brasília, a nova capital federal, inaugurada no ano de 1960. A cidade foi idealizada como símbolo do progresso da unidade nacional. Atualmente, o Distrito Federal é considerado um marco da arquitetura e do urbanismo mundial.
As moedas de Kubitschek
Tomando como base os catálogos numismáticos mais atualizados, é possível afirmar que as peças de 1 real do Juscelino Kubitschek podem ser vendidas por até R$ 200 atualmente.
Contudo, em todos os casos é necessário prestar atenção no grau de conservação de cada um desses exemplares. Em regra geral quanto mais bem conservada estiver a sua moeda, maior poderá ser o valor de revenda.
Abaixo, você pode conferir os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para as moedas de 1 real de Juscelino Kubitschek.
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- BC
A peça está em condição de BC quando se encontra em um bom estado de conservação, ou seja, que possui cerca de 50% dos detalhes da cunhagem original. Moedas nesta categoria têm desgaste mais pronunciado.
- MBC
O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- SOB
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- FDC
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
Eu tenho essa moedas, tenho três
Tenho essa moeda
Eu tenho essa moeda