Divulgado o calendário de restituição do IR 2020; Saiba se você será reembolsado - Notícias Concursos

Divulgado o calendário de restituição do IR 2020; Saiba se você será reembolsado

Segundo a Receita Federal, serão cinco lotes de restituição do Imposto de Renda, que começam a ser pagos em maio.

Apesar de prorrogada a data de entrega de declaração do Imposto de Renda 2020, referente ao ano base de 2019, o calendário de pagamento das restituições do IRPF 2020 foi mantido. Neste ano, está previsto mais de 32 milhões de declarações.

Segundo a Receita Federal, serão cinco lotes de restituição do Imposto de Renda, que começam a ser pagos em maio. Os primeiros dois lotes serão preferencialmente pagos a contribuintes que integram o grupo de prioridades, como idosos com mais de 65 anos, deficientes físicos, pessoas com doenças graves e professores.

Calendário de pagamento de restituição do IRPF 2020

  • 1º lote: 29 de maio de 2020
  • 2º lote: 30 de junho de 2020
  • 3º lote: 31 de julho de 2020
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020

Pagamento de Impostos

De acordo com a Receita Federal, pessoas que possuem impostos a pagar, as datas também foram mudadas pelo fisco por meio de instrução normativa.

  • Para a cota única ou a primeira parcela, a nova data de vencimento para pagamento à vista será no dia 10 de junho. Anteriormente, o prazo final era 10 de abril.
  • Para a segunda parcela do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que teria vencimento entre os dias 11 e 30 de abril, a nova data será entre os dias 11 e 30 de junho.

Os prazos também poderão mudar para aqueles que já fizeram a impressão da DARF. Em tais casos, o contribuinte precisará imprimir um novo documento, por meio do programa do Imposto de Renda. Porém, para realização de tal procedimento, será necessário esperar a atualização cadastral e documental, a ser feita pela Receita.

Declaração do IR 2020

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2020 começou em março deste ano. Para realizar a declaração, o contribuinte deve baixar o sistema por meio do site da Receita. O programa é disponível para computadores, smartphones e tablets. A plataforma também está disponível para diversos sistemas operacionais, como Windows, Linux, Android, iOS e outros.

Impacto do novo coronavírus

Há duas semanas, Tostes Neto afirmou que a Receita Federal está considerando adiar o prazo das declarações de IRPF por causa da pandemia do coronavírus.

Ele explicou que o órgão vai avaliar o impacto da crise nas condições do contribuinte de declarar o imposto.

Veja também: Concurso dos Correios abre inscrições para 4.462 vagas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?