Como dividir as tarefas no trabalho? - Notícias Concursos

Como dividir as tarefas no trabalho?

Saber dividir as tarefas no trabalho é fundamental para garantir que toda a equipe possa se desenvolver da melhor forma possível. Afinal, não é só chegar e “delegar e pronto”. É preciso colocar a “mão na massa”, conhecer os projetos e as pessoas e assim dividir as demandas de uma maneira mais eficiente.

Neste texto, trouxemos alguns direcionamentos que podem ser úteis. Acompanhe para saber mais.

Como dividir as tarefas no trabalho?

As tarefas no trabalho devem ser divididas de acordo com alguns fatores, como:

  • Tipo de projeto;
  • Prazos;
  • Estilo de trabalho de cada membro da equipe;
  • Complexidade das etapas; etc.

Além disso, o gestor/líder precisa acompanhar o desempenho da equipe, a fim de oferecer bons feedbacks que possam auxiliar no desenvolvimento de um bom trabalho. Veja algumas considerações que partem dessas ideias:

1. Primeiramente, tenha uma visão geral das tarefas

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Considere analisar quais são todas as tarefas que precisam ser executadas. São quantos projetos? Quantas atividades pontuais? Quantas recorrentes? Tudo isso deve ser posto na ponta do lápis para que você possa reconhecer as prioridades, entender as habilidades por trás de cada necessidade e assim poder delegar de forma mais consistente.

2. Avalie o que faz parte do seu escopo e o que faz parte do escopo do seu time

Quais dessas atividades fazem parte do seu escopo de trabalho, e quais fazem parte do escopo do seu time? Quantos projetos podem ser entregues nas mãos do time, e quantos você deverá desenvolver a maior parte? Isso precisa ser visto com clareza, sempre considerando as atribuições, habilidades e características de cada membro do time.

3. Delegue atividades de acordo com o perfil de cada membro da equipe

Conheça o seu time. Porém, vale destacar aqui: conheça-o de verdade. Apenas dessa forma é que se torna viável entender quais são os pontos fortes de cada membro da equipe, e assim, fica mais fácil dividir as tarefas no trabalho. Afinal, se você não sabe quais são as atribuições de um membro da equipe, como poderá “despejar” atividades sobre ele? Irá agir de maneira aleatória?

Esse “conhecer” pode acontecer aos poucos. Você pode se aproximar do time, entender o que cada membro tem de ponto forte, conversar, questionar, dar feedbacks constantes, enfim. Tudo isso é relevante na hora de dividir as demandas.

Depois disso, entregue as atividades nas mãos certas. Se há um membro do time bom em planilhas e matemática, dê essa parte do projeto a ele. Se alguém gosta de vender e apresentar as ideias, dê a chance de a pessoa levar o projeto para fora da empresa, apresentando aos investidores, por exemplo.

É claro que esses são apenas exemplos. Você deve dividir as tarefas no trabalho de acordo com as habilidades de cada um e sempre considerando as necessidades da empresa.

4. Acompanhe o desenvolvimento das tarefas

Por fim, lembre-se de acompanhar o desenvolvimento de cada atividade. Dessa forma você poderá dividir as tarefas no trabalho de maneira mais justa.

Por exemplo, se perceber que um membro está com dificuldades ou se sentindo sobrecarregado, talvez seja viável remanejar a pauta dele. Assim, pouco a pouco é possível construir uma atmosfera de trabalho mais produtiva.

Boa sorte!

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