DÍVIDAS NO FIES 2024: saiba agora como quitar ou parcelar na RENEGOCIAÇÃO

A renegociação de dívidas no FIES 2024 é uma oportunidade concedida pelo Ministério da Educação aos estudantes que enfrentam dificuldades para cumprir com os pagamentos mensais do programa. A cada ano, um número considerável de beneficiários do FIES encontra-se nesta situação desafiadora.

Renegociar dívida no FIES 2024: saiba como liquidar ou parcelar o seu débito

Em suma, para saber se você possui uma dívida vinculada ao FIES em 2024, é fundamental recorrer a fontes confiáveis. Desse modo, a Caixa Econômica Federal é uma das instituições que administram o financiamento estudantil. Contudo, existem outras alternativas de financiamento privado para a educação.

Acesse o portal oficial do Sifesweb

O portal oficial do Sifesweb é o meio pelo qual é possível obter todas as informações necessárias relacionadas ao FIES. Dessa forma, o processo é descomplicado e envolve os seguintes passos:

  • Insira seus dados de CPF e senha.
  • Caso ainda não tenha uma conta, proceda com o cadastro.
  • Na parte superior do site, clique na alternativa “Contrato FIES”.
  • Escolha a opção “Contrato” para acessar todas as informações sobre o financiamento.

Nessa plataforma, poderá encontrar detalhes pessoais, informações sobre a instituição de ensino. Bem como, sobre o curso financiado, o saldo devedor total, a taxa de juros, o cronograma de parcelas e outros detalhes essenciais.

Possíveis descontos na dívida do FIES em 2024

É importante ressaltar que a possibilidade de renegociação no FIES 2024 não se aplica a todos os estudantes beneficiários do programa. Apenas aqueles que celebraram o contrato até o ano de 2017 têm o direito de solicitar a renegociação.

Conforme informações do site gov.br, contratos com mais de 360 dias de atraso no pagamento na data da medida provisória podem receber novos percentuais de desconto. Desse modo, esses descontos podem atingir até 99% do valor consolidado da dívida, incluindo juros e multas.

Como renegociar a dívida no FIES 2024

O processo de renegociação de dívidas no FIES exige o cumprimento dos critérios estabelecidos tanto pelo programa quanto pelas instituições financeiras. Contudo, é importante destacar que as regras e procedimentos podem sofrer alterações ao longo do tempo.

Portanto, é aconselhável buscar informações atualizadas por meio dos canais oficiais do FIES ou estabelecer contato com as instituições financeiras pertinentes.

Dívida com mais de 90 dias

Em suma, para dívidas com atraso de mais de 90 dias, o Ministério da Educação oferece descontos de até 12% no pagamento à vista. Considerando a dívida acumulada nos últimos três meses. Além disso, é possível parcelar o valor devido em até 150 parcelas. De modo sem juros e multas pelo atraso.

Dívida com mais de 360 dias

Já para aqueles que possuem dívidas com atraso superior a 360 dias, os descontos podem chegar a até 92% do valor da dívida se estiverem registrados no CadÚnico. Caso não estejam cadastrados, o desconto pode chegar a até 85% do valor devido.

Renegociar dívida no FIES 2024: saiba como liquidar ou parcelar o seu débito
Renegociar dívida no FIES 2024: saiba como liquidar ou parcelar o seu débito. Imagem: Canva

Procedimento de renegociação no FIES 2024

Existem algumas opções disponíveis para renegociar a dívida do FIES 2024. Através do site sifesweb.caixa.gov.br ou do aplicativo FIES Caixa, disponível para dispositivos Android e iOS. Ou ainda, pelo Banco do Brasil, é possível utilizar o aplicativo oficial para Android e iOS.

No site da Caixa Econômica ou pelo aplicativo FIES Caixa

  • Acesse a plataforma ou o aplicativo.
  • Por conseguinte, selecione a opção “Renegociação FIES”.
  • Verifique e confirme seus dados, se necessário.
  • Visualize a simulação da renegociação, escolha a melhor opção e finalize o pedido.
  • Já no Banco do Brasil, siga os procedimentos semelhantes no aplicativo oficial.

Uma importante oportunidade para ficar em dia com o FIES

Contudo, é importante observar que após a renegociação, a parcela mínima no FIES 2024 será de R$200,00. Além disso, com o pagamento da primeira parcela, o status do estudante em relação à dívida será considerado “limpo”. Portanto, aproveite essa oportunidade e quite suas dívidas de forma planejada com o FIES.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.