Muitas pessoas têm dúvida se a dívida no cartão de crédito pode levar à prisão e quais são as reais consequências nesse caso. De antemão, podemos dizer a você que quem deve no cartão de crédito não pode ser preso por isso, já que não se trata de uma questão penal.
Ainda assim, existem consequências que podem ser enfrentadas, complicando a vida financeira do indivíduo. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este texto!
A dívida no cartão de crédito pode levar à prisão?
Como mencionamos logo acima, a ideia de que a dívida no cartão de crédito pode levar à prisão é errônea. Isso porque não se trata de um crime passível de prisão. Ainda assim, o indivíduo que não paga a dívida pode se ver diante de uma série de complicações que afetam as suas finanças.
Por isso, apesar de não haver a prisão como consequência, ainda assim devemos cuidar das nossas finanças e evitar o acúmulo de dívidas, a fim de ter uma vida mais tranquila e garantir o pagamento de contas em dia.
Quais as consequências da dívida no cartão de crédito?
Apesar de a prisão não acontecer quando uma pessoa está devendo no cartão de crédito, existem outras consequências que não devem ser negligenciadas, como:
- Dificuldade para solicitar crédito: Se você precisar de um novo crédito no mercado, como um novo cartão de crédito ou mesmo um empréstimo, poderá se deparar com impeditivos nesse momento. Afinal, o histórico de inadimplência poderá dificultar as coisas, já que as instituições financeiras poderão ter receio de oferecer a você a oportunidade de ter acesso a um apoio financeiro.
- Aumento da dívida com o passar dos anos: Muito embora depois de 5 anos o seu nome possa ser retirado do cadastro de inadimplentes, ainda assim haverá a cobrança da dívida no seu nome. E ainda, essa dívida poderá aumentar cada vez mais, à medida que o tempo passa, prejudicando a sua vida financeira, já que você permanecerá inadimplente.
- Cancelamento de serviços: Se você usa um cartão de crédito atualmente, mas está com as faturas atrasadas, poderá ter o seu cartão bloqueado e, mais tarde, cancelado. Isso quer dizer que você pode perder o acesso a esse tipo de serviço de crédito, o que pode ser particularmente difícil para quem tem o hábito de usar o cartão no dia a dia.
Por conta desses fatores, e também pelo fato de que a vida financeira organizada traz mais tranquilidade, devemos sempre cuidar com as nossas escolhas de compra. Pensar bem sobre o modo como investimos nosso dinheiro e evitar compras compulsivas é de suma importância para manter as finanças em dia.
Embora saibamos que é mentira que a dívida no cartão de crédito pode levar à prisão, ainda assim dever para o banco pode ser bem ruim, concorda? Portanto, cuide das suas economias.