A administração de uma empresa no mercado atual envolve diversos fatores, uma vez que na era digital todos os fluxos são interrelacionados e a gestão precisa ser holística e flexível.
No entanto, ainda que a gestão de uma empresa deva ser flexível, é necessário que essa flexibilidade seja direcionada, já que a empresa não pode perder a sua visão dentro do mercado. Entretanto, a flexibilidade é necessária para que a empresa faça adaptações de seus projetos, ainda que estejam em andamento.
Sendo assim, ainda que a gestão da empresa seja feita de forma simplificada, é necessário avaliar o cenário através de diagnósticos. Por isso, os pequenos empresários podem fazer o uso de ferramentas adaptáveis, como a matriz Swot, análise Pest e análise de Ansoff. Visto que são ferramentas que permitem um parâmetro real sobre o seu cenário de atuação, de modo que possa analisar os fatores externos não controláveis, as oportunidades oriundas dos seus fatores internos e a viabilidade do seu produto no mercado.
Além disso, uma análise de diagnóstico permite que a empresa verifique a viabilidade de criar um novo nicho ou de investir em um projeto diferenciado. Por isso, cabe ao empreendedor realizar diagnósticos para que possa direcionar o seu plano de ação. Pois, somente assim a empresa poderá direcionar as suas ações e o seu orçamento.
Dessa forma, é possível lançar produtos ou corroborar ações de marketing digital de maneira orgânica, fazendo com que a empresa consiga alcançar seus objetivos dentro do mercado.
Por isso, a gestão deve ser feita de maneira holística, considerando que a relação da empresa com o cliente é multifatorial; ao passo que essa construção deve ocorrer considerando todas as tendências de mercado; de modo que os fluxos se direcionem para que a empresa possa alcançar o seu objetivo no mercado. Dessa forma, é possível que uma empresa de pequeno porte alcance o seu potencial de mercado, chegando à liderança de um determinado nicho.
Sendo assim, uma administração empresarial no mercado atual precisa ser holística para que atenda a sua necessidade atual. Além disso, é fundamental que o gestor estude o mercado; de modo que não fique aquém do seu potencial, considerando a volatilidade e todos os fatores que impactam no resultado de uma empresa no mercado atual.